
Silvia Chimello
O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo, conhecido como Farofa (PL), iniciou as discussões com os vereadores sobre a formação das Comissões Permanentes da Casa para o ano de 2025. Segundo o presidente, são esperadas poucas alterações em relação a 2024. “Devemos ter uma definição das comissões até o final deste mês, mas as mudanças serão pontuais, algo em torno de 30% em comparação ao ano passado”, explicou.
Farofa destacou que os ajustes serão feitos para acomodar os novos parlamentares eleitos em 2024: Priscila Yamagami (PP); Johnny Fernandes da Silveira, o Johnny da Inclusão (Avante); Mauro Araújo (MDB); Felipe Lintz (PL); e Rodrigo Romão (PCdoB). Ele enfatizou que está dialogando com todos os vereadores para buscar um consenso e compor as comissões com base na área de atuação de cada parlamentar, respeitando a representação proporcional dos partidos na Câmara.
As Comissões Permanentes têm como objetivo analisar os projetos que tramitam na Casa, emitir pareceres e propor resoluções ou decretos legislativos relacionados às suas respectivas áreas de atuação. Atualmente, a Câmara conta com nove comissões, cada uma composta por cinco membros, além da Comissão de Ética. As mais importantes são as pastas de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, por onde passam todos os projetos para análise antes de serem encaminhados para votação em plenário
Veja o que já está praticamente definido até o momento:
Justiça e Redação: O vereador Iduigues Martins (PT) deve permanecer como presidente, liderando o grupo que analisa todos os projetos que tramitam na Casa.
Finanças e Orçamento: Em 2024, a comissão foi presidida por Otto Rezende (PSD). Em 2025, o comando deve passar para Vitor Emori (PL), que era membro do grupo no ano anterior. Otto, que é médico, deve assumir a presidência da Comissão de Saúde, substituindo Malu Fernandes (PL), além de continuar como membro de Finanças e presidente da Comissão de Ética.
Saúde: Além de Otto Rezende, os novos parlamentares Rodrigo Romão (profissional de enfermagem) e Johnny da Inclusão também são cotados para integrar a comissão.
Educação: Em 2024, a comissão foi presidida por Inês Paz (PSOL). Neste ano, a liderança deve ser assumida por Malu Fernandes, tendo Inês e Priscila Yamagami como membros do grupo.
Outras comissões também passarão por mudanças devido à não reeleição de antigos presidentes. Entre elas estão:
Transportes e Segurança Pública: Liderada em 2024 pelo ex-vereador Marcelo Porfírio da Silva (Republicanos).
Cultura, Esporte e Turismo: Antes comandada pelo ex-vereador Edson Alexandre Pereira (PP).
Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos: Anteriormente presidida pelo ex-vereador José Luiz Furtado (PL).
Com o processo de formação das comissões em andamento, espera-se que as definições finais sejam anunciadas ainda neste mês.














