terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Câmara de Mogi conta com nove comissões, cada uma composta por cinco membros, além da Comissão de Ética (Foto: Divulgação CMMC)

Formação das comissões permanentes da Câmara de Mogi das Cruzes começa a ser definida

Silvia Chimello

O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo, conhecido como Farofa (PL), iniciou as discussões com os vereadores sobre a formação das Comissões Permanentes da Casa para o ano de 2025. Segundo o presidente, são esperadas poucas alterações em relação a 2024. “Devemos ter uma definição das comissões até o final deste mês, mas as mudanças serão pontuais, algo em torno de 30% em comparação ao ano passado”, explicou.

Farofa destacou que os ajustes serão feitos para acomodar os novos parlamentares eleitos em 2024: Priscila Yamagami (PP); Johnny Fernandes da Silveira, o Johnny da Inclusão (Avante); Mauro Araújo (MDB); Felipe Lintz (PL); e Rodrigo Romão (PCdoB). Ele enfatizou que está dialogando com todos os vereadores para buscar um consenso e compor as comissões com base na área de atuação de cada parlamentar, respeitando a representação proporcional dos partidos na Câmara.

As Comissões Permanentes têm como objetivo analisar os projetos que tramitam na Casa, emitir pareceres e propor resoluções ou decretos legislativos relacionados às suas respectivas áreas de atuação. Atualmente, a Câmara conta com nove comissões, cada uma composta por cinco membros, além da Comissão de Ética. As mais importantes são as pastas de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, por onde passam todos os projetos para análise antes de serem encaminhados para votação em plenário

 

Veja o que já está praticamente definido até o momento:

Justiça e Redação: O vereador Iduigues Martins (PT) deve permanecer como presidente, liderando o grupo que analisa todos os projetos que tramitam na Casa.

Finanças e Orçamento: Em 2024, a comissão foi presidida por Otto Rezende (PSD). Em 2025, o comando deve passar para Vitor Emori (PL), que era membro do grupo no ano anterior. Otto, que é médico, deve assumir a presidência da Comissão de Saúde, substituindo Malu Fernandes (PL), além de continuar como membro de Finanças e presidente da Comissão de Ética.

Saúde: Além de Otto Rezende, os novos parlamentares Rodrigo Romão (profissional de enfermagem) e Johnny da Inclusão também são cotados para integrar a comissão.

Educação: Em 2024, a comissão foi presidida por Inês Paz (PSOL). Neste ano, a liderança deve ser assumida por Malu Fernandes, tendo Inês e Priscila Yamagami como membros do grupo.

 

Outras comissões também passarão por mudanças devido à não reeleição de antigos presidentes. Entre elas estão:

Transportes e Segurança Pública: Liderada em 2024 pelo ex-vereador Marcelo Porfírio da Silva (Republicanos).

Cultura, Esporte e Turismo: Antes comandada pelo ex-vereador Edson Alexandre Pereira (PP).

Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos: Anteriormente presidida pelo ex-vereador José Luiz Furtado (PL).

Com o processo de formação das comissões em andamento, espera-se que as definições finais sejam anunciadas ainda neste mês.

Publicado em: 17 de janeiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo