sexta, 02 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Reprodução da Internet

É falso vídeo que circula nas redes sociais mostrando animais mordidos por onça em Poá

Atenção – imagens fortes

Um vídeo que mostra uma onça-parda (também conhecida como Puma) andando em uma área de pasto verde, em um morro, supostamente atribuído ao bairro Vila Cristina, em Poá, está sendo amplamente compartilhado por moradores da Região do Alto Tietê. Entretanto, a informação de que o vídeo foi gravado em Poá é falso, começar pela localização. O bairro Vila Cristina fica em Ferraz de Vasconcelos.

No entanto, por meio de uma pesquisa rápida pela Internet, é possível verificar que as mesmas imagens também já circularam pelas redes sociais em outros Estados,  como Mairinque (SP), Ouro Preto (MG) e Taquara (RS), e países, como a Argentina.

As imagens do vídeo, que não são nada agradáveis, além de mostrar a onça-parda, exibe um cavalo ferido, que, após um possível ataque, teve as orelhas arrancadas e está com ferimentos no pescoço.

A reportagem da Vanguarda entrou em contato com o médico veterinário Jefferson Renan de Araújo Leite, da Clínica Bicho Exótico, especialista em animais silvestres, que tranquiliza os moradores da Região: “Não existe onça em Poá. Esse vídeo já apareceu em outros anos. Na verdade, esse material é uma coletânea de vídeos, com imagens diferentes. Os ataques nos animais é típico de onça mesmo, mas não é por aqui não. Esse vídeo é fake”.

Por fim, ele ironiza: “Essa onça já andou por vários pastos aqui pela região”.

Atenção – imagens fortes

Como identificar uma notícia falsa

Tenha atenção antes de compartilhar qualquer informação ou notícia especialmente para grupos privados ou familiares:

Não acredite em tudo o que você lê

Essa é uma das principais dicas, afinal como vivemos a era pós-digital, existem muitos meios de se ganhar dinheiro com cliques na Internet. Por isso, antes de compartilhar uma notícia é sempre importante verificar se esse dado é verdadeiro ou não.

Verifique a fonte

As fake news costumam ser publicadas em sites ou páginas de mídia social que não são confiáveis. Verifique se o site ou página tem uma boa reputação e se é conhecido por publicar notícias verdadeiras.

Analise o conteúdo

Geralmente as notícias falsas possuem na grande maioria das vezes fatos que não casam entre si ou com informações exageradas. É importante ler o conteúdo por completo e não apenas se basear no título da matéria.

Compare com outras fontes

Caso você esteja com dúvidas sobre a veracidade de uma informação, deve sempre buscar comparar com outros veículos se os mesmos estão publicando a mesma informação. Assim, de forma bem rápida, poderá crer ou duvidar logo a princípio de uma informação publicada por determinada página ou blog, por exemplo.

Fonte das dicas: olhardigital.com.br

Publicado em: 15 de janeiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

×