
Silvia Chimello e Sabrina Pacca
O vereador Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL) deve ser eleito para presidir a Câmara de Mogi das Cruzes nos dois primeiros anos do próximo mandato, que se inicia em 1º de janeiro de 2025. Ele deve ser o único candidato ao cargo, que já ocupa em 2024, graças a um consenso entre os parlamentares.
Também está praticamente definido o nome do vereador Edson Santos (PSD) para a primeira secretaria.
Os demais cargos – primeira e segunda vice-presidências e segunda secretaria – ainda estão em negociação. Há uma movimentação em favor da vereadora eleita e atual vice-prefeita Priscila Yamagami (PP) para assumir a primeira vice-presidência.
“Tudo deve ser decidido ainda nesta terça-feira, e esperamos chegar a um consenso antes da votação”, destacou Farofa, que representa o PL, a maior bancada eleita em 2024, seguido pelo PSD.
Apesar de ainda não estar sacramentando, o professor Edu Ota (Podemos) é o nome indicado para cargo de segundo vice-presidente, enquanto Mauro de Assis Margarido – o Maurinho do Despachante (PRD), deve ocupar a segunda secretaria.
A vereadora reeleita pelo PSOL, Inês Paz, disse que pretende se abster da votação. Já o vereador Iduigues Martins (PT), disse que vai manter o seu voto no Farofa. “Ele fez uma boa gestão neste ano que está se encerrado e cumpriu tudo aquilo que ele prometeu: uma Câmara independente, plural, sem discriminação, respeitando as posições dos vereadores. Então, vale a pena repetir, o voto no Farofa para que ele continue na presidência”, declarou.
A eleição da Câmara ocorrerá logo após a posse dos 23 vereadores, da futura prefeita Mara Bertaiolli (PL) e do vice-prefeito Téo Cusatis. A cerimônia de posse está marcada para às 15 horas de quarta-feira, dia 1º, no plenário da Câmara.
A primeira sessão da nova legislatura será presidida pela vereadora eleita com o maior número de votos, Malu Fernandes (PL), que também comandará a eleição da Mesa Diretora. Lembrando que nesta legislatura que está se encerrando o mandato do presidente era de um ano. Passou para dois anos depois de algumas mudanças que os vereadores fizeram no regimento interno da Casa.
O atual presidente da Câmara informou que o prefeito Caio Cunha (Podemos) deve participar da cerimônia. Após o evento no Legislativo, os eleitos para o Executivo participarão de outra cerimônia no Cemforp, onde ocorrerá a posse oficial na Prefeitura. Não está confirmada a presença do atual prefeito para realizar a transmissão do cargo.
Composição da mesa
O vereador Marcos Furlan (Podemos) confirmou que há um consenso na eleição de Farofa para a presidência da Câmara Municipal, mas deixou claro que não houve o mesmo consenso na formação da composição da mesa diretiva. “A gente deve seguir com a maioria porque, pelo que vejo, não há ninguém interessado em disputar a presidência, mas o que a gente queria era uma conversa pelo menos. E isso existiu e agora deu consenso sim, com o Eduardo Outra como segundo vice-presidente e o Maurinho Despachante como segundo vice-secretário”, afirmou Furlan.
Já o vereador Mauro Araújo (MDB) afirmou que não foi procurado por nenhum vereador para falar sobre a eleição, mas garante que não tem interesse nem na presidência, nem em algum cargo da mesa diretiva. “Estranhei que ninguém tinha me procurado para nada, mas aí hoje (nesta segunda-feira) teve uma reunião. Chegamos lá e já estava tudo meio que definido. A presidência é consenso, mas teve vereador que não gostou muito das coisas estarem prontas assim. Bom, no meu caso, não tem porque não caminhar junto, mas quero votar com liberdade”, salientou.














