
Utilizando-se da mesma estratégia do marido, a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), deve ter, ao seu lado, em cargos de comando, cinco coronéis aposentados da Polícia Militar. Em sua última gestão, o ex-prefeito de Mogi e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marco Bertaiolli, contou com seis coronéis em seu governo.
O objetivo da nova prefeita é formar uma ´inteligência coletiva` para ajudar a administrar Mogi das Cruzes. Os profissionais serão colocados em áreas estritamente técnicas. A Vanguarda conseguiu alguns dos nomes com exclusividade.
Tanto Mara quanto Bertaiolli aproveitaram do fato de que a Polícia Militar tem por tradição aposentar seus coronéis muito cedo, com pouca idade, mas já com muito preparo e experiência.
Dois dos militares convidados pela prefeita eleita, curiosamente, são irmãos: coronel Ary Kamiyama, já anunciado como secretário municipal de Mobilidade Urbana, e Felício Kamiyama, que irá comandar o Instituto de Previdência Municipal (IPREM) para ´colocar ordem na casa`. O Iprem vem passando por dificuldades, desde que o prefeito atual, Caio Cunha, começou a dever os repasses, em agosto, com rombo de, ao menos, R$ 41 milhões.
O coronel Gilberto Ito já havia sido anunciado como secretário de Segurança Pública. Já o coronel Eli Nepomuceno também integrará a equipe, em cargo no gabinete da prefeita.
Por fim, um nome novo assumirá o comando da Defesa Civil e será presidente do Cresamu: coronel Reinaldo Almeida do Nascimento. O militar tem cursos de especialização em atendimento à grandes emergências (Escritorio da ONU na América Latina); Cursos de Salvamento Veicular com estágio no Corpo de Bombeiros da cidade de Gerlden na Alemanha; diversos cursos de especialização para atendimento a incêndios, buscas em matas e ações relacionadas a atividades de Defesa Civil.