terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Gestão Caio Cunha entregará à Mara Bertaiolli uma GCM e Patrulha Maria da Penha sucateadas

Por Sabrina Pacca

Faltando poucos dias para encerrar sua gestão, o prefeito Caio Cunha (Podemos) entregará à prefeita eleita Mara Bertaiolli uma Guarda Municipal e a Patrulha Maria da Penha completamente sucateadas, sem viaturas e com equipe deficiente por falta de uniforme e coletes. A situação se agravou após o decreto de contingenciamento de verbas baixado pelo atual chefe do Executivo mogiano que, consequentemente, limitou a atuação da GCM na Cidade, bem como impediu a manutenção de viaturas, por exemplo.

A reportagem da Vanguarda apurou, com fonte internas da Guarda Municipal que, temendo represálias, não quiseram se identificar, que a situação é muito grave. Antes mesmo do decreto de contingenciamento, a GCM já passava por problemas para atuar de forma eficaz. As viaturas foram quebrando, ao longo desses últimos anos, mas sem que houvesse manutenção. Os problemas vão desde os mais complexos, como motor, até os mais fáceis de solucionar, como uma troca de óleo ou reparo nas pastilhas de freio, mas a Prefeitura não fez essa manutenção a contento, causando um déficit grande na frota.

Atualmente, 88% da frota está parada. Somente as viaturas de grupamento estão em condições de rodar, perto de 10 carros. As motos também, apenas cinco em funcionamento. ´E dessas poucas em funcionamento, muitas já estão em vias de parar por falta de reparos básicos. Só estão rodando, ainda, porque alguns guardas municipais tiraram dinheiro do próprio bolso para trocar um óleo, por exemplo, e seguir trabalhando`, comentou uma das pessoas ouvidas pela reportagem.

Formados às pressas e sem coletes

No meio do ano, para poder participar do evento antes que entrasse o período eleitoral, Caio Cunha fez uma formatura fake de novos 64 guardas municipais, sem que esses tivessem sequer concluído o curso obrigatório de tiro. Agora, já aptos a trabalhar porque fizeram a formação necessária posteriormente, eles continuam sem poder ir para as ruas simplesmente porque não têm coletes à prova de balas. A Prefeitura não fez a aquisição e, com o contingenciamento, não há previsão disso até o final do ano.

Esses guardas, segundo apurou a Vanguarda, possuem apenas um jogo de uniforme (uma camiseta, uma calça, uma bermuda), o que faz com que não consigam também ir para as ruas. ´Eles ficam atuando de forma interna, lavando a camisa dia sim, dia não, para poder ir para trabalhar. Dos coletes não temos notícias`, lamentou um guarda.

Patrulha Maria da Penha

A Vanguarda recebeu uma denúncia de que a Patrulha Maria da Penha não estaria funcionando corretamente em Mogi das Cruzes e que a Delegacia da Mulher (DDM) não estava conseguindo fazer as diligências porque não poderia contar com as viaturas da Patrulha, o que prejudica sobremaneira o combate à violência contra a mulher na Cidade.

Apuramos que a culpa do problema é também da má gestão atual. A Patrulha Maria da Penha contava com apenas duas viaturas para atender as vítimas, diretamente, ou as diligências feitas por meio das profissionais da DDM, o que já era considerado bem pouco para atender toda a demanda. Porém, uma das viaturas parou por falta de manutenção, restando apenas uma que não dá conta do serviço. As horas extras foram proibidas e, portanto, os guardas da Patrulha Maria da Penha não conseguem cumprir o seu dever de forma eficaz e a situação se agrava aos finais de semana, quando a demanda é maior e não há quem possa atender.

A reportagem da Vanguarda questionou a coordenadoria de comunicação da Prefeitura a respeito do problema, mas não tivemos retorno.

Publicado em: 13 de dezembro de 2024

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo