
O Estado de São Paulo contará com o reforço de mais de 2,8 mil novos soldados, que se formaram nesta quarta-feira (11) em cerimônia realizada na Escola Superior de Soldados, na capital paulista. Entre os formandos, 303 integrarão o Corpo de Bombeiros.
A partir de março do próximo ano, os novos soldados serão deslocados para todas as cidades do estado. Antes disso, atuarão na Operação Verão, garantindo a segurança da população, principalmente nos municípios litorâneos, durante o período de férias. O número de agentes que atenderão a região do Alto Tietê ainda não foi divulgado.
De acordo com o governo, o curso de formação dos militares, com duração de um ano, capacitou os agentes para além do trabalho ostensivo, abrangendo também o atendimento de demandas sociais. Durante a formação, foram abordadas disciplinas como criminalística, psicologia, medicina legal, direitos humanos, legislação penal, civil, constitucional e de trânsito, além de treinamento em resgate e salvamento. A grade ainda incluiu educação física e mediação de conflitos, reforçando uma abordagem humanizada no serviço policial.
Durante a cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a relevância da formação. “É uma honra formar os policiais do primeiro concurso militar da atual gestão. A polícia é o pilar fundamental da sociedade”, afirmou. Derrite também deixou um conselho aos novos soldados: “Lembrem-se sempre que o seu trabalho não pode ser movido por paixões ou interesses pessoais, mas pela defesa intransigente do bem comum. Só assim vamos conseguir vencer o crime, defender a sociedade e voltar seguros para as nossas famílias”.















