
O Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, passará a se chamar Hospital Estevam Galvão de Oliveira, em tributo ao ex-parlamentar que lutou pela construção da unidade. O Projeto de Lei 546/2024, de autoria do deputado Carlos Cesar (PL), foi aprovado pela Assembleia Legislativa na noite desta segunda-feira (4). A iniciativa partiu do presidente da Casa, deputado André do Prado, com coautoria do deputado Marcos Damasio.
Estevam Galvão, que faleceu este ano após uma batalha de dois anos contra o câncer de pâncreas, dedicou sua vida à política e à defesa de melhorias para a população de Suzano e região. Durante seus cinco mandatos como deputado estadual, ele liderou os esforços para a construção do hospital estadual – conhecido como HC de Suzano –, um projeto que levou mais de 10 anos para ser concluído.

O ex-deputado Estevam Galvão teve importantre atuação para garantir esse hospital público em Suzano
“É uma justa homenagem a um homem que tanto fez por Suzano e pela nossa região. Acompanhamos o árduo trabalho dele junto ao Governo do Estado para que a população tivesse um hospital público de qualidade, e hoje é uma realidade”, afirmou o deputado Marcos Damasio.
Ao longo de sua carreira, Estevam Galvão acumulou mais de 50 anos de vida pública, atuando como vereador, prefeito de Suzano por quatro mandatos, deputado federal e estadual. Ele também foi líder do PFL/Democratas por 10 anos e ocupou cargos de destaque na Assembleia Legislativa. Nos últimos anos, desempenhou a função de conselheiro do Fumefi, a convite do governador Tarcísio de Freitas.
Para a viúva do ex-deputado, Viviane Domscke Galvão de Oliveira, a homenagem simboliza o impacto que Estevam teve na região:
“Agradecemos à Assembleia Legislativa por reconhecer a importância de Estevam, que conquistou equipamentos públicos essenciais para Suzano e todo o Alto Tietê. Ele sempre se dedicou muito. Temos orgulho da história que ele escreveu e do legado que deixou.”
Estrutura
Inaugurado pelo Governo do Estado no ano passado, o Hospital Regional do Alto Tietê é uma referência no atendimento pelo SUS, com foco em média e alta complexidade. A unidade conta com 189 leitos, incluindo 10 de UTI adulta, além de serviços como clínica cirúrgica, clínica médica e capacidade para 408 internações mensais.
O hospital também abriga um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, equipado para exames como tomografia, ultrassom e análises clínicas, oferecendo suporte a pacientes de ortopedia adulta e infantil mediante agendamento estadual.














