O Procon de Suzano iniciou uma série de ações para orientar e proteger consumidores diante das práticas abusivas que podem ocorrer durante a Black Friday, período de grande movimentação no comércio físico e on-line. A diretora da unidade, Daniela Itice, explica que o órgão está focado em coibir fraudes como a “metade do dobro” – tática onde o preço de um produto é elevado dias antes da promoção para criar uma falsa impressão de desconto.
“Tem muito vendedor que dobra o valor das mercadorias dias antes da Black Friday para, depois, reduzir pela metade. É o que chamamos de ‘metade do dobro’, onde o consumidor compra algo pelo valor original, achando que está recebendo 50% de desconto”, esclarece Daniela.
A Black Friday deste ano será no dia 29 de novembro, e o Procon intensificará visitas ao comércio local na próxima semana para monitorar preços e instruir gerentes sobre as possíveis penalidades em caso de propaganda enganosa. Entre os itens fiscalizados estão eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas e calçados, que tendem a atrair grande demanda neste período.
Daniela ressalta a importância da cautela ao consumidor: “Vale fazer uma pesquisa prévia dos preços para identificar os verdadeiros descontos. Além disso, o fluxo de pessoas no centro de Suzano aumenta, então é importante que o consumidor tome cuidado com seus pertences.”
A fiscalização do Procon tem como objetivo inibir práticas enganosas e proteger o direito do consumidor. Quem desejar registrar reclamações, seja sobre práticas de Black Friday ou outras, pode procurar a unidade, localizada na Rua Baruel, 126, no centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As denúncias também podem ser feitas pelos telefones (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461, ou pelo e-mail procon@suzano.sp.gov.br.