Junção de fotos: reprodução da internet

Desespero: Caio Cunha aciona Justiça para tentar tirar vereador Marcelo Brás da Comissão de Cassação

Por Sabrina Pacca

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), entrou com um mandado de segurança e pedido de liminar na Justiça na tentativa, desesperada, de tirar o vereador Marcelo Porfírio da Silva, o Marcelo Brás (Republicanos) da Comissão Processante de Cassação que foi instaurada na Câmara Municipal e que, ainda, conta com seus dois aliados Marcos Furlan, como relator, e Eduardo Otta como presidente, ambos do mesmo partido dele. Os membros foram selecionados por sorteio, conforme determina a legislação, mas Caio alega que Brás é seu inimigo pessoal e pede o afastamento dele do julgamento. Caio está sendo acusado por nepotismo, entre outras irregularidades.

O prefeito, na verdade, alega querer ´coibir a prática de infração cometida pelo Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, na formação da comissão processante do processo de cassação do mandato do Prefeito Caio César Machado da Cunha ao permitir que o Vereador Marcelo Porfírio da Silva integrar a composição da comissão processante`. Na visão dele, Farofa não poderia ter deixado o vereador em questão participar do sorteio prevendo que, segundo Caio, este pudesse o prejudicar já que seriam ´inimigos`.

´Todos têm o direito de serem julgados por tribunal imparcial, acontece que o vereador Marcelo Porfírio da Silva é abertamente um inimigo pessoal e político do Prefeito Caio César Machado da Cunha pelos fatos que serão expostos na presente exordial`, diz o advogado de Caio, no documento jurídico.

Como justificativa, a ação diz que ´o Vereador Marcelo Porfírio da Silva é inimigo pessoal e político do Sr. Caio, possuindo entre ambos um grande histórico de desavenças com episódios de tentativas de agressão, ameaças e xingamentos. Além disso, é réu na ação penal nº1002597-40.2022.8.26.0361 por supostas práticas de corrupção passiva, ao qual o Sr. Caio foi quem o denunciou`, explica, na ação. O documento ainda traz uma série de prints de redes sociais que seriam `provas` de que Caio e Marcelo são ´inimigos`.

A reportagem da Vanguarda falou com o presidente da Câmara, Farofa, que afirmou ainda não ter sido citado. Procuramos ouvir o vereador Marcelo Brás, mas ele limitou-se a dizer que `A formiga tá lutando contra o leão`, numa alusão à frase dita pelo prefeito durante a campanha de que ´Leão não luta com formiga`.

O que deve acontecer?

Segundo apurou a Vanguarda, o pedido de liminar sequer deve ser julgado porque ele foi encaminhado para a Vara da Justiça errada. Está na Vara Cível e deve ser na Vara da Fazenda. Portanto, é de se esperar que o juiz da Vara Cível aponte o erro e não faça o julgamento da ação.

 

 

 

Publicado em: 7 de novembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×