O Halloween promete aquecer o comércio em São Paulo, beneficiando cerca de 16,6 mil pequenos negócios, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Dos empreendimentos que devem lucrar com a data, 30% são de Microempreendedores Individuais (MEIs), que estão investindo em ações como decoração (32%), divulgação (29%) e promoções (28%) para atrair mais clientes.
A data é vista como oportunidade positiva por 90% dos entrevistados: 74% acreditam que suas vendas crescerão, 43% esperam atrair novos clientes e 20% pretendem lançar novos produtos. Em 2023, a data já trouxe resultados expressivos: 41% dos que investiram no Halloween registraram aumento no faturamento, enquanto 34% ampliaram o número de clientes e 33% atraíram novos consumidores.
A pesquisa também revela o perfil dos empreendedores que apostam na data: a maioria são mulheres (57%) entre 30 e 39 anos, que lideram pequenos negócios e buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A análise foi feita entre 15 e 24 de setembro com 1.034 MPEs, com base no DataSebrae e dados da Receita Federal.
Perfil do Empreendedor
A pesquisa elaborada pelo Sebrae-SP destaca também o perfil do empreendedor que pretende investir nas vendas de Halloween. A maioria são negócios liderados por mulheres (57%), na faixa etária de 30 a 39 anos (34%).
Metodologia
A pesquisa “MPEs no Halloween 2024” foi elaborada com base em depoimentos de 1.034 MPEs que declararam que a comemoração do Halloween afetará o seu negócio entre 15 e 24 de setembro.
A amostra é proporcional ao universo de MPEs do estado de São Paulo, calculado a partir do DataSebrae, com base em dados da Receita Federal de agosto de 2024.