Em sua primeira agenda oficial após a vitória nas eleições, a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), concedeu entrevista coletiva ao lado de seu vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD), nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal. A nova gestora disse que já iniciou articulações políticas e está agendando um encontro com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para tratar de temas importantes para a Cidade, como a abertura da maternidade municipal de Braz Cubas e o retorno do atendimento de pronto-socorro no Hospital Luzia de Pinho Melo.
Segundo Mara, o próprio governador entrou em contato, nesta segunda-feira (7), para parabenizá-la pela vitória. “Ontem mesmo falei com o governador. Ele me ligou e já estamos planejando uma reunião, que deve acontecer nos próximos 15 dias. Vamos buscar recursos para colocar a maternidade em funcionamento e para outros projetos importantes”, declarou a prefeita.
Ela enfatizou que buscará parcerias com os governos estadual e federal, independentemente de partidos. “Um bom gestor não olha para partido. Nosso partido é Mogi das Cruzes”, afirmou, reforçando que seu foco é obter benefícios para a cidade.
Transição de Governo e Planos de Gestão
A prefeita eleita também revelou que recebeu um telefonema do atual prefeito, Caio Cunha (Podemos), derrotado nas urnas no último domingo, que se colocou à disposição para iniciar o processo de transição. “Falamos brevemente sobre a transição, ele me parabenizou e, da minha parte, está tudo zerado. Não guardo mágoas”, garantiu Mara.
Ela destacou que a transição será feita de forma tranquila e transparente, com uma comissão técnica analisando detalhadamente a situação da Prefeitura. “Vamos examinar com lupa como está a administração, mas tenho certeza de que não haverá problemas”, disse.
Téo Cusatis explicou que a transição seguirá as recomendações da Justiça Eleitoral e que a comissão técnica será composta por membros da sociedade civil. “A partir dessas informações, faremos um plano de ação para o primeiro ano de gestão, com foco na melhoria da prestação de serviços e na criação de indicadores de eficiência”, explicou Cusatis, que foi secretário de Saúde durante a gestão de Marco Bertaiolli, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ex-prefeito de Mogi e marido de Mara.
Projetos e Compromissos de Campanha
Mara reafirmou seu compromisso com as promessas de campanha e adiantou que criará a primeira Secretaria Municipal da Mulher, uma de suas prioridades. Ela salientou que os futuros secretários serão escolhidos com base em critérios técnicos e que a maioria será formada por moradores de Mogi das Cruzes. Mas negou que haja algum nome já escolhido.
Sobre os planos para a área da Saúde, a prefeita mencionou a ampliação das unidades básicas e a criação de novos equipamentos, como o Pró-Exame, prometido durante a campanha. Entretanto, ela e Téo Cusatis ressaltaram que precisam de mais informações sobre a situação atual da pasta, antes de tomar decisões definitivas, como no caso dos contratos com as organizações sociais que gerenciam os serviços de S9099aúde.
“Vamos passar um ‘pente fino’ nesses contratos existentes, e, àqueles que não estiverem corretos, que apresentarem quaisquer irregularidades, pelo bem da Administração Pública, poderemos romper. Mas isso será feito com muito critério. Já os novos contratos terão um padrão de exigência alto para que as organizações sociais possam cumprir com todas as cláusulas”, destacou Cusatis.
Continuidade de Obras e Avaliação de Projetos
Questionada sobre a continuidade de obras em andamento, Mara assegurou que dará seguimento a todos os projetos que trouxerem benefícios para a Cidade. No entanto, mencionou que fará uma avaliação detalhada de projetos controversos, como a retirada da rotatória do Habib’s, obra, teoricamente, iniciada pela atual gestão. “Quero ver se realmente vai melhorar o trânsito, ou se foi apenas uma obra sem propósito”, afirmou, demonstrando cautela.
Interação com a Câmara e Orçamento de 2024
Outro tema abordado foi a participação da Câmara Municipal no processo de transição. O presidente da Casa, Francimário Vieira de Macedo – o Farofa (PL) –, garantiu que o Legislativo apoiará o que for necessário e não descartou a possibilidade de emendas para adequar o orçamento de 2025, que prevê R$ 2,7 bilhões, sem previsão para novas obras. “Vamos entregar um levantamento para a prefeita com todos os projetos do Executivo”, disse Farofa que, ainda, prometeu compartilhar com Mara e Téo, durante a transição, todos os requerimentos de informações sobre diversos assuntos, solicitados pelos vereadores durante essa gestão.
Ao final da coletiva, Mara Bertaiolli reforçou que seu compromisso é com a Cidade e que governará com foco na melhoria dos serviços e na transparência.