
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria iniciou nesta quinta-feira (12/02) serviços de manutenção no córrego do Conjunto Residencial Álvaro Bovolenta, em Mogi das Cruzes. O curso d’água é um afluente do Ribeirão Ipiranga e apresentou pontos de erosão em função do aumento do volume de chuvas registrado nos últimos meses.
Os trabalhos em andamento incluem a recuperação do leito do córrego, que sofreu desgaste, além do reforço das margens, com aplicação de rachão e retaludamento. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é melhorar o escoamento da água, reduzir a possibilidade de transbordamentos e evitar que a erosão comprometa as construções existentes no entorno.
A previsão é que os serviços no local tenham duração aproximada de 15 dias. Segundo a administração municipal, a ação integra a rotina das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, que realizam diariamente intervenções corretivas e preventivas em córregos, rios e ribeirões do município.
Além das ações preventivas realizadas ao longo do segundo semestre do ano passado, com foco na preparação da cidade para o período de chuvas, as equipes também estão concentradas no atendimento de ocorrências emergenciais típicas do verão, causadas por temporais.
A área considerada mais crítica do córrego fica na rua Túlio Bovolenta. Conforme informado pela Prefeitura, com o aumento do volume de chuvas, o nível da água se eleva e provoca o desbarrancamento dos taludes, gerando instabilidade e risco às casas construídas próximas ao curso d’água.
















