
Por Maria Salas
Após questionamentos da Vanguarda Alto Tietê, a Praça Francisca Cardoso Mello Freire, conhecida popularmente como Praça dos Enfartados, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, voltou a ter iluminação pública nesta semana, após moradores relatarem que o espaço estava completamente às escuras durante o período noturno. A reportagem também questionou sobre a manutenção deficiente na Praça Assunção Ramires Eroles, a Praça do Habib’s.
Na Vila Oliveira, os moradores relataram que o espaço chegou a ficar totalmente às escuras durante o período noturno, contando apenas com a iluminação das vias ao redor. Segundo o que a reportagem apurou, até a segunda-feira (2), à noite, havia diversos postes dentro da praça sem lâmpadas acesas, o que deixava o local em um breu e aumentava a sensação de insegurança para pedestres e frequentadores.
Além da iluminação, os moradores questionam a manutenção das áreas verdes e a limpeza dos espaços públicos. Eles afirmam que nem mesmo praças adotadas – por meio do projeto “Adote uma Praça”, da Prefeitura de Mogi, estariam recebendo os cuidados adequados. Há ainda relatos de acúmulo de lixo e falhas na coleta em vias próximas.
Situação semelhante é apontada na Praça Assunção Ramires Eroles, conhecida como Praça do Habib’s. Segundo moradores, o local apresenta mato alto, grama em más condições e pontos com sujeira, o que reforça a percepção de falta de manutenção regular. “Falta trato e carinho com o espaço público”, resume um dos relatos enviados à reportagem.
Diante das reclamações, a Vanguarda Alto Tietê questionou a Prefeitura de Mogi das Cruzes sobre a situação das duas praças, prazos para melhorias na iluminação, cronograma de manutenção, funcionamento do programa Adote uma Praça e a fiscalização dos espaços adotados.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria informou que a manutenção da iluminação pública da Praça Francisca Cardoso Mello Freire foi realizada na terça-feira (3). A pasta destacou que a iluminação pública em todo o município, independentemente de o espaço ser ou não adotado, é de responsabilidade da empresa contratada pela Prefeitura, sob gestão da secretaria.
Segundo a administração municipal, tanto a Praça Francisca Cardoso Mello Freire como a Praça Assunção Ramires Eroles estão atualmente adotadas. Ambas passam por serviços de roçagem, em média, duas vezes por mês. De acordo com a Prefeitura, a Praça Assunção Ramires Eroles é administrada pela construtora Damebe, enquanto a Praça Francisca Cardoso Mello Freire é adotada e mantida pelo TMC Instituto de Imunização em Saúde Sociedade Unipessoal Ltda. Hoje, o município conta com cerca de 190 áreas sob o programa de adoção, conforme trouxe a nota.
A Prefeitura explicou ainda que existe um contrato formal que estabelece de maneira explícita todas as responsabilidades dos adotantes. Equipes da administração realizam vistorias e fiscalizações diárias nas áreas adotadas. Caso seja identificado o descumprimento de alguma obrigação, a empresa responsável é notificada e recebe um prazo de até uma semana para regularizar a situação. Se as adequações não forem feitas dentro do prazo, o contrato é rescindido e o município reassume integralmente a manutenção do espaço.
Adote uma Praça
O projeto “Adote uma Praça” prevê que a empresa ou entidade adotante deverá manter as áreas verdes limpas e cuidadas, enquanto a Prefeitura se responsabiliza pelo desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma do local, além de permitir ao responsável pela área a colocação de uma placa institucional, de acordo com as determinações da Lei Mogi Mais Viva.
Além de proporcionar ações para melhorar a qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente, também propicia um retorno positivo para a imagem da empresa em relação à comunidade. As empresas ou entidades que se interessarem em adotar as áreas podem entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone (11) 4798-5960.
















