
A Suzano informou que encerrou 2025 com resultados positivos do projeto Espaço Sustentabilidade, iniciativa desenvolvida em suas unidades que funciona como uma feira interna voltada à comercialização de produtos de artesãos, agricultores e pequenos empreendedores. Segundo a companhia, somente no Estado de São Paulo, a ação beneficiou direta e indiretamente mais de 1,4 mil pessoas e gerou mais de R$ 173 mil em receita.
De acordo com a empresa, o projeto é realizado dentro das unidades e permite que participantes de projetos sociais apoiados pela Suzano exponham e comercializem seus produtos junto aos colaboradores.
“Na Suzano, temos um direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o Espaço Sustentabilidade exemplifica bem essa ideia. Ao levarmos pequenos(as) empreendedores(as) para dentro das nossas unidades, não só colaboramos com a geração de renda dos projetos sociais apoiados pela empresa, mas também fortalecemos, junto ao nosso time de colaboradores(as), as tradições culturais da região onde atuamos”, afirma a coordenadora de Relacionamento Social da Suzano, Joana Mamedes.
Segundo a companhia, a iniciativa está alinhada à estratégia social que tem como meta contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas onde atua até 2030. Atualmente, o Espaço Sustentabilidade funciona de forma fixa nas unidades localizadas em Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes e Suzano.
Em 2025, o projeto, que ocorre semanalmente nas fábricas de Suzano e Mogi das Cruzes, comercializou mais de 6,4 mil produtos, movimentando cerca de R$ 65,7 mil, com impacto direto para mais de 660 participantes nessas duas unidades, conforme dados divulgados pela empresa.
Empreendedores
Entre os participantes está a artesã Elizabeth Clemente Melo, que atua com crochê há mais de 20 anos e integra o Espaço Sustentabilidade na unidade de Mogi das Cruzes ao lado do marido, Alécio Pereira Melo. Enquanto Elizabeth comercializa peças em crochê, Alécio produz sabonetes, cremes artesanais e aromatizantes.
“Expor nossos trabalhos na Suzano para colaborares e colaboradoras da unidade nos ajudou a crescer e melhorar ainda mais a qualidade dos produtos que oferecemos. Além do acolhimento, eles nos dão bons feedbacks, que nos ajudam e ampliam o nosso olhar sobre o negócio. O espaço não é apenas um local de exposição e venda, mas também um ambiente de aprendizado, troca e fortalecimento. É muito bom poder fazer parte dessa iniciativa”, destacam.
Elizabeth também participa do programa Incubadora Social de Jundiapeba, apoiado pela Suzano em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do programa Conduz. O projeto é voltado à formação, produção e comercialização de produtos.
.














