terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Feira interna da Suzano apoia artesãos e agricultores em Mogi das Cruzes e outras cidades (Foto: Divulgação Suzano)

Espaço Sustentabilidade da Suzano impulsiona renda de pequenos empreendedores

A Suzano informou que encerrou 2025 com resultados positivos do projeto Espaço Sustentabilidade, iniciativa desenvolvida em suas unidades que funciona como uma feira interna voltada à comercialização de produtos de artesãos, agricultores e pequenos empreendedores. Segundo a companhia, somente no Estado de São Paulo, a ação beneficiou direta e indiretamente mais de 1,4 mil pessoas e gerou mais de R$ 173 mil em receita.

De acordo com a empresa, o projeto é realizado dentro das unidades e permite que participantes de projetos sociais apoiados pela Suzano exponham e comercializem seus produtos junto aos colaboradores.

“Na Suzano, temos um direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o Espaço Sustentabilidade exemplifica bem essa ideia. Ao levarmos pequenos(as) empreendedores(as) para dentro das nossas unidades, não só colaboramos com a geração de renda dos projetos sociais apoiados pela empresa, mas também fortalecemos, junto ao nosso time de colaboradores(as), as tradições culturais da região onde atuamos”, afirma a coordenadora de Relacionamento Social da Suzano, Joana Mamedes.

Segundo a companhia, a iniciativa está alinhada à estratégia social que tem como meta contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas onde atua até 2030. Atualmente, o Espaço Sustentabilidade funciona de forma fixa nas unidades localizadas em Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes e Suzano.

Em 2025, o projeto, que ocorre semanalmente nas fábricas de Suzano e Mogi das Cruzes, comercializou mais de 6,4 mil produtos, movimentando cerca de R$ 65,7 mil, com impacto direto para mais de 660 participantes nessas duas unidades, conforme dados divulgados pela empresa.

Empreendedores

Entre os participantes está a artesã Elizabeth Clemente Melo, que atua com crochê há mais de 20 anos e integra o Espaço Sustentabilidade na unidade de Mogi das Cruzes ao lado do marido, Alécio Pereira Melo. Enquanto Elizabeth comercializa peças em crochê, Alécio produz sabonetes, cremes artesanais e aromatizantes.

“Expor nossos trabalhos na Suzano para colaborares e colaboradoras da unidade nos ajudou a crescer e melhorar ainda mais a qualidade dos produtos que oferecemos. Além do acolhimento, eles nos dão bons feedbacks, que nos ajudam e ampliam o nosso olhar sobre o negócio. O espaço não é apenas um local de exposição e venda, mas também um ambiente de aprendizado, troca e fortalecimento. É muito bom poder fazer parte dessa iniciativa”, destacam.

Elizabeth também participa do programa Incubadora Social de Jundiapeba, apoiado pela Suzano em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do programa Conduz. O projeto é voltado à formação, produção e comercialização de produtos.

.

Publicado em: 26 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo