terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Sesc Mogi recebe atrações musicais e teatrais, como “A Cavaleira”, do grupo Bota Fulô

Por Maria Salas

Quem está aproveitando as férias de janeiro em Mogi das Cruzes tem bons motivos para incluir o Sesc no roteiro cultural dos próximos dias. A unidade preparou uma programação especial que reúne música e teatro, com atrações gratuitas e propostas que prometem agradar a diferentes públicos, do instrumental sofisticado aos ritmos populares brasileiros, além de um espetáculo teatral reflexivo.

Nesta quinta-feira (22), às 20h, o palco Geodésica recebe o Trio Zaz com o show “Djavanear”, uma releitura instrumental envolvente de grandes sucessos de Djavan. Canções como “Azul”, “Flor de Lis”, “Lilás”, “Oceano”, “Eu Te Devoro”, “Meu Bem Querer” e “Sina” ganham novos arranjos em um espetáculo dinâmico, que valoriza a musicalidade e a emoção presentes na obra do cantor e compositor alagoano. A apresentação é indicada para maiores de 12 anos e promete conquistar tanto fãs do artista quanto quem aprecia boa música brasileira.

Já no domingo (25), ainda no espaço Geodésica, às 16h, a trilha sonora muda de clima e convida o público a celebrar as raízes da cultura popular nordestina com o Três de Raiz. Formado no interior de São Paulo, o trio leva ao palco um repertório que passeia pelo baião, xote e forró, com sonoridade leve e cheia de identidade. É o forró pé de serra. Com classificação livre, o show é um convite para todas as idades curtirem uma tarde musical marcada pelo ritmo, pela poesia e pela conexão com a terra.

Três de Raiz

No dia 29 de janeiro (quinta-feira), ainda no espaço Geodésica, o público confere, às 20h, o duo LUAU, formado pelos cantautores PH Moraes e Fernando Pivelli. A dupla é conhecida por sua mistura contagiante do ritmo Ijexá, com raízes na música baiana e influências da MPB. Com tom alegre e vibrante, o LUAU apresenta um show que é a cara do verão. No palco, os artistas estarão acompanhados por Renato Lellis na bateria, Vinicius Sampaio no baixo e Denny Conceição na percussão.

O LUAU apresenta um show que é a cara do verão


Teatro

A programação teatral também ganha destaque. Na sexta-feira (23), às 20h, com o espetáculo “A solidão do feio”, protagonizado por Sidney Santiago Kuanza, da Cia Os Crespos. A apresentação acontece na Geodésica e propõe uma reflexão sensível e necessária sobre identidade, solidão e pertencimento, por meio de uma encenação intensa e provocadora. A atividade é presencial e gratuita.

Um ator em um estúdio improvisado e uma equipe fazem o exercício ficcional de recriar fragmentos da trajetória da vida e obra do escritor Afonso Henrique de Lima Barreto. O personagem é contado em primeira pessoa com suas certezas, contradições e sonhos de futuro.

A Solidão do Feio é parte de um projeto que, desde 2014, estuda e reflete sobre as masculinidades negras, investigando como o racismo afeta a mente, as emoções e a individualidade de homens negros. O monólogo faz parte de uma trilogia da Cia. Os Crespos, chamada Masculinidade & Negritude, que homenageia homens negros importantes nos âmbitos político, artístico e cultural. Assim como Lima Barreto, João Francisco dos Santos (Madame Satã) e Benjamim de Oliveira são figuras centrais neste estudo coordenado por Sidney Santiago Kuanza.

“A solidão do feio”, protagonizado por Sidney Santiago Kuanza, da Cia Os Crespos

A programação segue no sábado (24), às 16h, com o espetáculo “A Cavaleira”, apresentado gratuitamente pelo Grupo Bota Fulô. A peça presta uma homenagem sensível ao circo itinerante e à força das palhaças latino-americanas, ao contar a história de Palafita e Massapê, dois artistas que perdem seu lar e ofício após a venda do terreno do circo para uma grande empresa. Inspirados pelas aventuras de Dom Quixote, eles embarcam em uma jornada poética para recuperar o que lhes foi tirado.

Com direção de Vini Silveira, dramaturgia de Ricardo Martins e do próprio diretor, o espetáculo combina narrativa não linear, estética marcante e humor delicado, conduzidos pela figura do narrador, que transforma o ritmo da história. Voltado ao público infantojuvenil, mas capaz de emocionar espectadores de todas as idades, “A Cavaleira” reforça o compromisso do Sesc em oferecer teatro acessível, criativo e cheio de significado para quem curte as férias com arte e imaginação.

Publicado em: 20 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo