
Por Maria Salas
Jovens músicos e regentes que desejam ampliar sua trajetória artística e integrar projetos de destaque no cenário cultural têm uma nova oportunidade: o SESI-SP está com inscrições abertas para duas importantes iniciativas musicais que apostam na educação, no talento e na formação de novos protagonistas da música.
Os projetos Bachiana Jovem SESI-SP e Orquestrando São Paulo ampliam o acesso à música erudita, incentivam os estudos e contribuem diretamente para o desenvolvimento artístico e social de jovens músicos e regentes em diferentes regiões do Estado e do País.
Por meio do Edital de Chamamento da Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP, a instituição seleciona jovens musicistas, com idades entre 18 e 27 anos, para vagas de bolsistas e suplência. O objetivo é valorizar talentos em início de carreira, oferecendo uma oportunidade concreta de formação, prática orquestral e inserção no cenário cultural. As inscrições são gratuitas, online, e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário disponível no link https://forms.office.com/r/Bi4gJ7Jetn, até o dia 19 de janeiro (segunda-feira). Podem se inscrever jovens instrumentistas de todo o estado de São Paulo que já atuam na área musical.
Apresentada pelo SESI-SP em parceria com a Fundação Bachiana, a Orquestra Bachiana Jovem é reconhecida como uma orquestra-social plural e diversa, fundamentada no diálogo, no respeito e no afeto. O projeto estimula a troca de experiências artísticas e sociais e tem como princípios o fortalecimento da diversidade, da igualdade e da liberdade de expressão artística, além de promover o acesso ao direito fundamental à participação na vida cultural e à comunicação por meio da música. Mais informações estão disponíveis em https://www.sesisp.org.br/cultura/noticia/sesi-sp-abre-inscricoes-para-orquestra-bachiana-jovem.
Além da formação de jovens instrumentistas, o SESI-SP investe na qualificação de lideranças musicais por meio do Orquestrando São Paulo, programa voltado a regentes que já atuam em suas cidades e comunidades em todo o país e tem a coordenação do renomado maestro João Carlos Martins. O curso tem como foco o aprimoramento técnico e artístico, contribuindo para o fortalecimento e a evolução de grupos instrumentais locais. A formação é realizada à distância e está estruturada em duas fases complementares.
Na primeira fase, os participantes estudam “Técnicas e boas práticas para regentes”, com inscrições abertas até 7 de fevereiro. Já a segunda fase aprofunda as “Práticas de desenvolvimento de grupos musicais”, abordando estratégias de condução, organização e crescimento de orquestras e conjuntos, com inscrições de 2 a 27 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pelo site https://orquestrando.sesisp.org.br/. O projeto nasceu com o propósito de democratizar a música erudita, levando-a dos grandes centros urbanos a comunidades em situação de vulnerabilidade social e a pequenos municípios. Mais detalhes podem ser conferidos em https://www.sesisp.org.br/cultura/noticia/orquestrando-sesi-sp-abre-inscricoes-para-novas-turmas-em-2026.
Essas ações fazem parte de um conjunto mais amplo de investimentos do SESI-SP na área musical. A instituição aposta na música como ferramenta de transformação social, educação e inclusão, mantendo iniciativas que vão desde a iniciação cultural até a consolidação de corpos artísticos reconhecidos. Para a formação inicial de jovens na vida cultural, o SESI-SP oferece cursos de instrumentos nos Núcleos de Música distribuídos por unidades em todo o estado de São Paulo, com aulas de cordas friccionadas, cordas dedilhadas e banda marcial. Informações sobre esses cursos estão disponíveis em https://www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-musica.















