terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Com foco em educação e inclusão, Sesi-SP abre inscrições para projetos musicais gratuitos

Por Maria Salas

Jovens músicos e regentes que desejam ampliar sua trajetória artística e integrar projetos de destaque no cenário cultural têm uma nova oportunidade: o SESI-SP está com inscrições abertas para duas importantes iniciativas musicais que apostam na educação, no talento e na formação de novos protagonistas da música.

Os projetos Bachiana Jovem SESI-SP e Orquestrando São Paulo ampliam o acesso à música erudita, incentivam os estudos e contribuem diretamente para o desenvolvimento artístico e social de jovens músicos e regentes em diferentes regiões do Estado e do País.

Por meio do Edital de Chamamento da Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP, a instituição seleciona jovens musicistas, com idades entre 18 e 27 anos, para vagas de bolsistas e suplência. O objetivo é valorizar talentos em início de carreira, oferecendo uma oportunidade concreta de formação, prática orquestral e inserção no cenário cultural. As inscrições são gratuitas, online, e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário disponível no link https://forms.office.com/r/Bi4gJ7Jetn, até o dia 19 de janeiro (segunda-feira). Podem se inscrever jovens instrumentistas de todo o estado de São Paulo que já atuam na área musical.

Apresentada pelo SESI-SP em parceria com a Fundação Bachiana, a Orquestra Bachiana Jovem é reconhecida como uma orquestra-social plural e diversa, fundamentada no diálogo, no respeito e no afeto. O projeto estimula a troca de experiências artísticas e sociais e tem como princípios o fortalecimento da diversidade, da igualdade e da liberdade de expressão artística, além de promover o acesso ao direito fundamental à participação na vida cultural e à comunicação por meio da música. Mais informações estão disponíveis em https://www.sesisp.org.br/cultura/noticia/sesi-sp-abre-inscricoes-para-orquestra-bachiana-jovem.

Além da formação de jovens instrumentistas, o SESI-SP investe na qualificação de lideranças musicais por meio do Orquestrando São Paulo, programa voltado a regentes que já atuam em suas cidades e comunidades em todo o país e tem a coordenação do renomado maestro João Carlos Martins. O curso tem como foco o aprimoramento técnico e artístico, contribuindo para o fortalecimento e a evolução de grupos instrumentais locais. A formação é realizada à distância e está estruturada em duas fases complementares.

Na primeira fase, os participantes estudam “Técnicas e boas práticas para regentes”, com inscrições abertas até 7 de fevereiro. Já a segunda fase aprofunda as “Práticas de desenvolvimento de grupos musicais”, abordando estratégias de condução, organização e crescimento de orquestras e conjuntos, com inscrições de 2 a 27 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pelo site https://orquestrando.sesisp.org.br/. O projeto nasceu com o propósito de democratizar a música erudita, levando-a dos grandes centros urbanos a comunidades em situação de vulnerabilidade social e a pequenos municípios. Mais detalhes podem ser conferidos em https://www.sesisp.org.br/cultura/noticia/orquestrando-sesi-sp-abre-inscricoes-para-novas-turmas-em-2026.

Essas ações fazem parte de um conjunto mais amplo de investimentos do SESI-SP na área musical. A instituição aposta na música como ferramenta de transformação social, educação e inclusão, mantendo iniciativas que vão desde a iniciação cultural até a consolidação de corpos artísticos reconhecidos. Para a formação inicial de jovens na vida cultural, o SESI-SP oferece cursos de instrumentos nos Núcleos de Música distribuídos por unidades em todo o estado de São Paulo, com aulas de cordas friccionadas, cordas dedilhadas e banda marcial. Informações sobre esses cursos estão disponíveis em https://www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-musica.

Publicado em: 16 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo