terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Cenbral conta com om 30 câmeras, além de equipamentos de fiscalização eletrônica e leitura de placas de veículos para levantar informações (Foto: PMMC)

Prefeitura de Mogi das Cruzes utiliza Central de Mobilidade para estudos e fiscalização do trânsito

A Central de Mobilidade da Prefeitura de Mogi das Cruzes vem sendo um dos principais instrumentos utilizados pela Secretaria Municipalde Mobilidade e Trânsito para identificar demandas e definir ações relacionadas ao trânsito da cidade. Segundo a Prefeitura, a estrutura permite o acompanhamento em tempo real de vias estratégicas e o levantamento de dados para estudos técnicos.

Instalada dentro da própria secretaria, a Central conta com seis videowalls, operadores e equipamentos que possibilitam o monitoramento e a fiscalização de diferentes regiões do município. De acordo com a administração municipal, o sistema contribui para a análise do fluxo de veículos e para a identificação de pontos que necessitam de intervenções viárias.

Por meio das imagens captadas, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito realiza estudos que embasam projetos e medidas de melhoria no trânsito. A pasta explica que é possível contabilizar a circulação de carros, motos, bicicletas e pedestres, além de observar o comportamento viário em cada local monitorado.

As telas da Central exibem imagens transmitidas por 30 câmeras, sendo quatro panorâmicas, com capacidade de movimentação, zoom e alcance ampliado. De acordo com a Prefeitura, os equipamentos operam em tecnologia full HD e permitem monitoramento a distâncias de até dois quilômetros, ampliando a precisão das análises.

“Além de usarmos as câmeras para estudos internos, também usamos para monitorarmos a nossa sinalização e os nossos semáforos, mantendo todos em ordem e com a manutenção em dia. Também conseguimos identificar acidentes e outras ocorrências. Já atendemos, por exemplo, a solicitações de imagens da Polícia, que usou as nossas captações para investigar ou esclarecer crimes”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade, Felício Kamiyama.

A Central também permite a rápida identificação de acidentes de trânsito, possibilitando o acionamento imediato de agentes e o deslocamento de equipes até o local, além da comunicação com o Samu e outros setores da Prefeitura. “A Prefeitura já tem o COI (Centro de Operações Integradas), que neste mês terá mais de 700 câmeras do Smart Mogi, e, por lá, eles já conseguem identificar crimes e outras ocorrências. E a nossa Central na Mobilidade faz, nestes casos, um papel complementar, que auxilia no trânsito”, completou Kamiyama.

Publicado em: 9 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo