A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal inicia neste ano o programa Passeio do Bem, que prevê a realização de caminhadas monitoradas com animais acolhidos no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), em Mogi das Cruzes. A iniciativa tem como objetivo promover a interação entre a comunidade e os pets abrigados, além de estimular atividades ao ar livre.
Para a realização dos passeios, serão formados grupos de pessoas interessadas, com datas e horários definidos pela secretaria. As atividades acontecerão na sede do Nubea, localizada na Estrada de Santa Catarina, 2.540, em Cezar de Souza. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 94304-7596.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, o Passeio do Bem foi regulamentado pelo decreto nº 24.023, de 8 de dezembro de 2025. “Esta é uma meta da gestão da prefeita Mara Bertaiolli e estamos evoluindo a cada dia. No ano passado a cidade passou a contar com o Programa Seu Amigo Pet, com o Banco de Ração, além de feiras de adoção e outras ações na área. O decreto que cria o Passeio do Bem foi assinado no final do ano passado e começamos 2026 com mais esta iniciativa”, afirmou.
A coordenadora do Nubea, a veterinária Margareth Cunha, explicou que os interessados deverão realizar um cadastro no núcleo. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e informações de contato.
Os passeios ocorrerão no período da tarde, com duração aproximada de duas horas, dentro da área do próprio Nubea, que funciona em uma ampla propriedade. As atividades contarão com supervisão técnica e permitirão que os participantes tenham contato direto com os animais acolhidos, além de possibilitar a socialização e o incentivo à adoção responsável.
“Os animais abrigados no Nubea são vacinados, castrados e recebem todos os cuidados veterinários, mas o contato com as pessoas também é muito importante para o bem-estar dos pets e os passeios terão exatamente este objetivo”, completou Margareth. Atualmente, cerca de 100 animais, entre cães e gatos, estão acolhidos no núcleo.















