
Por Sabrina Pacca
A Santa Casa de Mogi das Cruzes divulgou, na manhã desta quarta-feira (7), um posicionamento oficial sobre um incidente ocorrido durante a madrugada, envolvendo um funcionário da instituição e um vereador municipal, o liberal Felipe Lintz. Segundo a nota, o episódio foi motivado por um contexto de superlotação da unidade e ânimos exaltados, situação que teria culminado em uma ´desinteligência` entre as partes.
De acordo com a Provedoria do hospital, o caso está em apuração interna para o levantamento de todos os detalhes e eventual adoção das providências cabíveis. A Santa Casa informou ainda que, no último plantão — entre 18h de terça-feira (6) e 6h desta quarta (7) — foram realizados 143 atendimentos, número que representa cerca de 30% acima da média habitual para o período.
Em nota, a Provedoria ressaltou que não compactua com comportamentos inadequados de nenhuma das partes, destacando que episódios de conflito apenas prejudicam o atendimento à população e não contribuem para a solução dos problemas enfrentados diariamente pela unidade hospitalar.
Prefeitura pede sindicância
A Prefeitura de Mogi também se manifestou: ´A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes informa que solicitou formalmente à Santa Casa a abertura de sindicância para apuração de responsabilidades sobre uma ocorrência com um paciente nesta quarta (07/01). Uma equipe técnica da Pasta realizou auditoria no local em razão de um conflito entre a família do paciente e um profissional de saúde da unidade. Além das explicações à família, a Pasta recomendou apoio psicológico e afastamento ao profissional até a conclusão do processo administrativo. A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar reforça que acompanha o caso com rigor técnico e transparência, mantendo diálogo permanente com a direção da Santa Casa, e ressalta que não compactua com condutas que desrespeitem protocolos, seja de agentes públicos e usuários do sistema de saúde. Novas informações serão divulgadas oportunamente, conforme o andamento das apurações`.
Versão apresentada pelo vereador
O caso ganhou repercussão após o vereador Felipe Lintz publicar uma sequência de vídeos em seus stories no Instagram relatando o ocorrido. Nas gravações, o parlamentar afirma que foi até a Santa Casa porque havia sido chamado por uma munícipe cujo pai nçao estava recebendo os medicamentos prescritos pelo médico. Foi então que ele se envolveu em um confronto verbal com o chefe da enfermagem da instituição, alegando falhas no atendimento e cobrando providências imediatas.
As publicações mostram o vereador exaltado, questionando a conduta profissional dos enfermeiros e criticando a situação do pronto atendimento, em um tom que gerou reações nas redes sociais. O vereador alega ter acionado, inclusive, a Polícia Militar.














