terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto e Vídeo: Arquivo Pessoal do Padre

Até quando manter o presépio? Padre explica o Tempo do Natal e o calendário litúrgico

Por Maria Salas

O presépio montado, a árvore iluminada e os símbolos do Natal ainda presentes nas casas ajudam a prolongar a alegria do nascimento de Cristo. Com o encerramento das celebrações de fim de ano, muitas famílias têm dúvidas sobre quando desmontar o presépio e a árvore de Natal. Segundo o padre Johnys Ferreira Dutra, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santuário Diocesano, no Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, não há uma data fixa para isso, mas sim um período definido pela Igreja: o tempo litúrgico do Natal, que deve ser respeitado.

De acordo com o sacerdote, o Tempo do Natal tem início na noite do dia 24 de dezembro e se estende até a Festa do Batismo do Senhor, celebrada neste ano em 11 de janeiro. Somente após essa data é que o presépio e a árvore de Natal devem ser desmontados, sendo guardados até o próximo período natalino, quando voltam a ser montados. “Durante todo o Tempo do Natal, mantemos o presépio e a árvore para recordar que estamos vivenciando o nascimento de Jesus. Esse tempo nos convida a unirmos os nossos corações ao Coração de Cristo”, explica.

Padre Johnys também esclarece que o costume popular de desmontar os enfeites no dia 6 de janeiro, data tradicionalmente associada à Festa de Santos Reis, não está totalmente de acordo com o calendário litúrgico quando essa data não coincide com o domingo. “A Igreja transfere a Solenidade da Epifania do Senhor para o domingo mais próximo, porque ela celebra a manifestação de Cristo como luz do mundo para todas as nações. Por isso surgiu esse costume, passado de geração em geração, mas o Tempo do Natal ainda não terminou no dia 6”, afirma.

Ele destaca ainda a diferença entre prática litúrgica e prática cultural. “A liturgia nos conduz a vivenciar o mistério da fé dentro da celebração. Já a prática cultural vai sendo transmitida e, muitas vezes, adaptada pelas famílias e comunidades, como acontece, por exemplo, com a Folia de Reis, que também é uma expressão viva da fé”, completa.

Sobre o momento ideal para montar o presépio e a árvore, o padre explica que isso deve acontecer antes do Tempo do Advento, período de preparação para o Natal vivido pela Igreja. “O Advento começa quatro domingos antes do Natal. Em 2026, o primeiro domingo do Advento será no dia 29 de novembro, portanto o dia mais apropriado para montar o presépio e a árvore será 28 de novembro”, orienta.

Calendário litúrgico

Ao abordar o calendário litúrgico, padre Johnys destaca que ele é composto, em sua maioria, por datas móveis, definidas a partir da Páscoa, com exceção do Natal, celebrado sempre em 25 de dezembro. Após o Tempo do Natal, a Igreja entra em um novo ciclo de celebrações que marcam os principais mistérios da fé cristã, reunindo datas e solenidades que conduzem os fiéis ao longo do ano litúrgico (veja as principais datas abaixo).

Para o sacerdote, conhecer o calendário litúrgico vai muito além de decorar datas.

“Cada celebração é um convite para mergulharmos no mistério de Cristo. Quando conhecemos o calendário litúrgico, deixamos de ser meros espectadores e passamos a viver a fé por amor”, destaca, citando São João: ‘Só podemos conhecer aquilo que amamos e amar aquilo que conhecemos’.

Celebrações

  • Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma (tempo forte de conversão, marcado pela penitência, jejum, oração e prática da caridade)

  • 19 de março – Solenidade de São José

  • 25 de março – Anunciação do Senhor

  • Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor

  • Domingo de Páscoa – Ressurreição de Jesus Cristo

  • Pentecostes – 50 dias após a Páscoa, celebra o envio do Espírito Santo

  • Ascensão do Senhor

  • Corpus Christi – Corpo e Sangue de Cristo

  • Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

  • Solenidades marianas, como Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Nossa Senhora de Fátima (13 de maio)

  • Cristo Rei do Universo, celebrada no último domingo do Tempo Comum

Publicado em: 6 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo