Como um caminho que chega ao seu ponto mais alto, a Diocese de Mogi das Cruzes se prepara para fechar as portas de um tempo de graça e abrir o horizonte da esperança. No dia 28 de dezembro, às 15h, a Catedral Sant’Ana se torna o marco final dessa peregrinação espiritual com a missa que encerra o Jubileu 2025, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, reunindo fiéis em um gesto coletivo de fé, gratidão e renovação.
Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu Ordinário celebrou os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo (segue o intervalo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II, em 1470). A abertura oficial aconteceu no dia 24 de dezembro de 2025, em celebração presidida pelo saudoso Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Em seguida, as Dioceses do mundo inteiro deram início às atividades do Ano Jubilar no dia 29 de dezembro de 2024, que se seguiram de maneira intensa por todo o ano. Na Diocese de Mogi das Cruzes foram dezenas de encontros por todas as dez cidades do Alto Tietê para refletir o Jubileu 2025, como Jubileu da Vida Consagrada, dos Enfermos, dos Jovens, das Regiões Pastorais, entre outros; além das diversas peregrinações às Igrejas Jubilares designadas pela Diocese.
O Jubileu Ordinário de 2025 terminará no dia 6 de janeiro de 2026, na Solenidade da Epifania do Senhor, com o fechamento da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano.
Aniversário de instalação da Diocese de Mogi
No dia 30 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes completa 63 anos de instalação. O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa de Ação de Graças, às 19h, na Catedral Sant’Ana.
A Diocese de Mogi das Cruzes foi criada pela Bula “Quo Christiana” do Papa João XXIII, em 09 de junho de 1962, e instalada aos 30 de dezembro de 1962. No dia 11 de agosto de 1962, às 12h, a Rádio Nove de Julho anunciou que o Santo Padre João XXIII havia criado a Diocese de Mogi das Cruzes, no Brasil, e nomeado seu primeiro Bispo, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Paulo Rolim Loureiro, o qual governou a Diocese até o falecimento, aos 02 de agosto de 1975.
Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria
Na quarta-feira, 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a Santa Missa às 19h, na Catedral Sant’Ana. A liturgia utilizada é a do dia 1º de janeiro, em que a Igreja celebra Maria Santíssima, a Mãe de Deus, convidando-nos a contemplar nela o Mistério de Cristo, o Verbo Encarnado, que iluminou a terra e salvou a humanidade, dando plenitude ao dom da Salvação. Também, é comemorado o Dia Mundial da Paz.
No dia 1º de janeiro de 2025, Dia Mundial da Paz, o bispo diocesano celebra às 11h, também, na Catedral Sant’Ana. Neste dia, os outros horários de missas na Catedral Sant’Ana serão às 9h e 19h.
A Catedral de Sant´Ana está localizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº, no Centro de Mogi.