
Por Silvia Chimello
A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou a instalação de um novo Complexo Educacional e Tecnológico no terreno que abrigava o antigo escritório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A área está localizada no bairro do Socorro, entre as avenidas João XXIII, Engenheiro Miguel Gemma e Júlio Perotti, em uma região considerada estratégica da Cidade.
Segundo a administração municipal, o imóvel foi retomado oficialmente em setembro deste ano, após conclusçao do processo de negociação com a direção do DER, que ficou paralisado por cerca de oito anos. O terreno possui aproximadamente 8,6 mil metros quadrados e estava sem uso desde que o órgão estadual desativou sua sede em Mogi.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo é a responsável pela elaboração do projeto do novo equipamento público, que deverá funcionar como um centro voltado à educação, ciência e tecnologia. O espaço será destinado a alunos da rede municipal de ensino, estudantes de outras instituições e à população em geral.
Em nota encaminhada à reportagem do Vanguarda Alto Tietê, a Prefeitura informou que os valores de investimento, o cronograma de obras e os detalhes sobre os equipamentos e a utilização do espaço “só serão definidos após a conclusão do projeto técnico”.
Mesmo com o projeto ainda em fase de elaboração, o novo equipamento já recebeu denominação oficial. O espaço será chamado Complexo Educacional e Tecnológico Prefeito Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, como era conhecido na Cidade. O projeto de lei que autoriza a criação do complexo e define o nome foi aprovado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A proposta é de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), a partir de solicitação da Secretaria Municipal de Governo e Transparência.
De acordo com o texto aprovado pelos vereadores, caberá ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, garantir os recursos materiais e humanos necessários para o funcionamento do complexo educacional e tecnológico.
A homenagem é póstuma e, segundo a justificativa do projeto, é uma forma de reconhecimento pela contribuição de Manoel Bezerra de Melo para a educação e para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes. Natural de Crateús, no Ceará, Padre Melo, teve atuação como educador, religioso e gestor público. Ele foi um dos fundadores da Organização Mogiana de Educação e Cultura (OMEC), instituição que deu origem à Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), além de ter exercido o cargo de prefeito do município entre 1994 e 1996.
Negociação
A área de 8,6 mil metros quadrados que abrigava o antigo DER foi reconquistada oficialmente por Mogi das Cruzes no último mês de setembro, após oito anos de processo paralisado, e abrigará um novo Complexo Educacional.

Foto: Jonny Ueda
O terreno fica em uma região nobre da Cidade. localizado próximo ao Sesc, ao shopping e a importantes corredores viários, com acesso ao transporte coletivo, ligando a região central a áreas em expansão, como o distrito de César de Souza.
A Prefeitura começou as primeiras tratativas a superintendência do DER para a cessão da área começaram em 2011. Em 2013, o então governador Geraldo Alckmin autorizou a cessão e, em novembro do mesmo ano, a Prefeitura recebeu o Termo de Permissão.
Nos anos seguintes, a área chegou a ser reservada para estudos na área da educação, mas nada foi feito entre os anos de 2017 e 2024. Só neste ano o assunto voltou a discutido com o anúncio de novos investimentos no setor de educação.














