O Coral Musicativa e a Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes apresentam Carmina Burana Cantos da Taberna, Uma Celebração à Vida, neste sábado (5), às 20 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE), na Vila Nova Mogilar, em Mogi das Cruzes. O concerto, sob regência do maestro Cleber Felipe Harmon, traz para a Cidade essa célebre cantata profana de Carl Orff, com a entrada gratuita. É preciso, porém, adquirir o ingresso pelo site Sympla((https://www.sympla.com.br/evento/carmina-burana-cantos-da-taberna-uma-celebracao-a-vida/2661845?referrer=www.google.com) ou de forma presencial no Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro de Mogi das Cruzes).
O evento terá ainda um cunho beneficente, com arrecadação de doações voluntárias de alimentos para o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer – GAPC. Os alimentos doados devem ser entregues no local e data do concerto.
O musical reunirá grandes nomes, como os solistas Raquel Paulin (soprano), Bruno Costa (contratenor) e Johnny França (barítono), contando ainda com os corais infantis dos Projetos: “Pra ver a Banda Passar” e “De mãos dadas para o Futuro”, o ballet do Studio de Dança Tainá Nogueira e além de uma Orquestra de Sopros composta por músicos convidados, e, o Grupo de Percussão da Sinfônica Mogi.
A apresentação conta com aproximadamente 150 participantes, entre coral adulto, coral infantil e solistas renomados, além de bailarinos.
Desde 1993, o Coral Musicativa, que é independente e sem fins lucrativos, vem divulgando a cultura canto coral em Mogi e região, investindo e incentivando a formação dos integrantes de variadas faixas etárias.
Carmina Burana
É uma cantata cênica composta por Carl Orff, em 1935, emoldurada por um símbolo da Antiguidade — a roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança, mas não apresenta uma trama precisa.
A obra é estruturada em prólogo e duas partes. No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna na qual desfilam vários personagens emblemáticos dos vários destinos individuais.
Na primeira parte se celebra o encontro do Homem com a Natureza, particularmente o despertar da primavera – “Veris laeta facies” ou a alegria da primavera.
Na segunda, “In taberna”, preponderam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho e do amor (“Amor Volat Undique”), culminando com o coro de glorificação da bela jovem (“Ave, Formosissima”). No final, repete-se o coro de invocação à Fortuna (“O Fortuna, Velut luna”).
O CEMFORPE está localizado na Rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Vila Nova Mogilar, em Mogi das Cruzes.