quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Exibição integra atividades pedagógicas da escola sobre o pintor chinês, que viveu em Mogi das Cruzes por quase duas décadas (Foto: PMMC)

Documentário “Chang – A Retomada” inspira alunos do 5º ano e reforça legado do artista em Mogi

A Escola Municipal Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cleo, exibiu nesta quarta-feira (10/12) o documentário mogiano “Chang – A Retomada” para cerca de 60 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A atividade, acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Pedagógico (Deped), marcou o encerramento de uma série de ações desenvolvidas ao longo do ano letivo sobre a vida e o legado do artista chinês Chang Dai-Chien (1899-1983), considerado um dos maiores nomes da arte do século XX e que viveu em Mogi das Cruzes entre 1953 e 1971.

A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, destacou que o trabalho promove a aproximação dos estudantes com o patrimônio cultural local. “Iniciativas como esta valorizam a identidade mogiana e ampliam o repertório artístico das crianças. É gratificante ver nossos alunos explorando essa história e se conectando com a arte de forma tão significativa”, afirmou.

O documentário reúne depoimentos de pessoas que conviveram com Chang e resgata memórias importantes de sua passagem por Mogi. Também evidencia a influência do artista no diálogo entre Oriente e Ocidente e reforça a importância de sua obra para as artes plásticas.

Durante o ano, os alunos estudaram a trajetória do pintor, analisaram suas obras, produziram releituras e criaram um pequeno livro sobre Chang. Eles também visitaram as ruínas do Jardim das Oito Virtudes, construído pelo artista em Taiaçupeba.

A professora Adriana Grillo, responsável pelo projeto, ressaltou o interesse das crianças. “Eu me encantei pela história dele e quis levar isso para os alunos. Eles se envolveram profundamente com o tema. Nosso objetivo é que descubram Mogi e reconheçam seu patrimônio artístico”, afirmou.

Os próprios estudantes relataram a experiência. “Além de ser um gênio, ele era humilde e generoso. Isso me inspirou muito”, disse Manuela Calixto Batista. Para Luiza Lima Gomes, o aprendizado foi marcante: “Foi muito legal conhecer a história de um artista que viveu na nossa cidade. Vimos suas obras e visitamos o Jardim das Oito Virtudes, um lugar que transmite paz.”

Idealizado pelo escultor e artista plástico Fabiano Spike, morador de Taiaçupeba e autor da estátua de Chang instalada nas ruínas do Jardim das Oito Virtudes, o documentário é uma realização da Trindade Cine, com direção do cineasta Diego Freire, fotografia de Jonny Ueda. O filme teve apoio da Itapeti Filmes e recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

A obra foi lançada no dia 30 de setembro, com estreia para a comunidade de Taiaçupeba.

 Teve uma segunda exibição pública no início de novembro, na Câmara de Mogi.

Publicado em: 11 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo