
A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente nesta terça-feira (9), a Operação Verão 2025/2026, que reúne ações integradas de diversas secretarias municipais e órgãos de segurança para reduzir riscos decorrentes das chuvas fortes, como enchentes, alagamentos e deslizamentos. O plano também prevê o reforço da estrutura de atendimento a ocorrências de urgência e emergência durante o período chuvoso.
A apresentaçãodo plano ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Tiro de Guerra, Câmara Municipal, Sabesp, EDP e entidades da sociedade civil.

Prefeita Mara Bertaiolli lança Operação Verão ao lado de autoridades (Foto: PMMC)
Segundo a prefeita Mara Bertaiolli (PL), o planejamento começou logo nos primeiros dias da atual gestão. “No dia 2 de janeiro fomos a Jundiapeba e demos início a um grande mutirão de limpeza, já pensando na Operação Verão. Seguimos todos os apontamentos da Defesa Civil para prepararmos a cidade desde o primeiro dia de trabalho”, afirmou.
Entre as medidas adotadas estão a limpeza de valas, bueiros e canais, a manutenção e construção de caixas de bocas de lobo, o desassoreamento de córregos e rios, além de podas e supressão de árvores com risco de queda.
O gestor da Defesa Civil municipal, coronel Reinaldo Nascimento, explicou que vários cursos d’água passaram por intervenções, incluindo os córregos dos Corvos, dos Canudos e do Gregório, além dos rios Jundiaí e Negro. “Nenhum município está imune aos riscos climáticos. Trabalhamos para que Mogi seja uma cidade resiliente, que se antecipa aos riscos, minimiza impactos e preserva vidas”, destacou.
A prefeita reforçou que a prevenção depende também da colaboração dos moradores. “Tiramos toneladas de lixo dos córregos e rios. A Operação Verão não é só da Prefeitura; é da cidade. Cada um precisa fazer a sua parte para evitar enchentes”, completou.
A operação foi instituída pelo Decreto Municipal nº 23.959/25 e inclui o mapeamento completo das áreas de risco do município, além de protocolos específicos para diferentes tipos de ocorrência. A Defesa Civil mantém monitoramento permanente das condições climáticas em parceria com o Estado, garantindo resposta rápida em caso de emergência. A população pode acionar o serviço pelo telefone 199.
.














