
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba iniciou o Plano Verão 2025-2026 com uma nova frente de monitoramento no rio Tietê. As equipes realizaram vistorias e acompanharam o trabalho de desassoreamento executado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O trecho na região da Vila Sônia está entre os pontos que recebem intervenções neste período.
Com a operação reforçada, a Defesa Civil ampliará o monitoramento nos bairros, priorizando ações preventivas e respostas rápidas em eventuais situações de risco. O trabalho conta com apoio das secretarias de Assistência Social, Habitação, Serviços Urbanos, Saúde, Mobilidade, Cultura, Educação, Turismo e do setor jurídico.
Segundo a administração, o município vem fortalecendo as ações de prevenção para minimizar impactos de alagamentos e deslizamentos. Ao longo de 2024, foram realizadas limpezas e desassoreamentos em diferentes cursos d’água, entre eles os córregos Açafrão, Tipóia, Goió, Bela Vista, Jaguari e Caputera. Em novembro, nove agentes participaram de treinamento estadual da Operação Verão, que reuniu representantes de 39 cidades.
“O Plano Verão é apenas um reforço de todo um trabalho de união que é feito durante o ano. Todas as pastas se conversam e elaboram planos de ação para possíveis emergências”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, destacou a importância da preparação contínua. “Melhor do que não ter problemas com enchentes é manter as equipes de prontidão e preparadas para qualquer eventualidade. Temos um time reforçado e técnico, que impacta diretamente na prevenção de incidentes”, disse.
O prefeito Eduardo Boigues também ressaltou a integração entre os setores. “Um dos grandes símbolos da nossa gestão é justamente o trabalho integrado entre as pastas. Na hora da necessidade, a população sabe que vai poder contar com uma equipe que articula para resolver qualquer imprevisto”, afirmou.














