
Por Maria Salas
O Núcleo de Cultura Ousadia volta ao palco do Theatro Vasques com mais uma edição da Coletânea Ousada, evento que reúne os espetáculos infantis desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Artes Cênicas da instituição. A segunda edição acontece nesta quinta-feira (27), das 19h às 21h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Os convites podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, acessando a página do evento em sympla.com.br. Basta escolher a opção desejada (inteira ou meia-entrada), realizar o pagamento e garantir a participação.
Com quase duas décadas de atuação na formação de jovens e adultos por meio da arte, o Núcleo cumpre sua missão, conforme destaca uma de suas fundadoras, Ericka Capella: “Ensinar teatro como instrumento de educação, sensibilidade e transformação pessoal. Desta forma, o Núcleo de Cultura Ousadia continua a tradição de ensinar jovens adolescentes a serem pessoas melhores por meio do teatro.”. Gilberto Paulo é o outro fundador do Núcleo.
As peças apresentadas no Coletâneas Ousadas II são o resultado do processo de finalização das turmas adolescentes dos cursos Introdução às Artes Cênicas, com a professora Alyce Luna, e Curso Livre de Teatro, conduzido por Rafaela Frederici.
As montagens representam, para os alunos, a oportunidade de levar ao palco tudo aquilo que aprenderam ao longo do ano.
Às 19 horas, será apresentada a peça Alice no País das Maravilhas. A clássica história da menina que cai na toca do coelho ganha uma nova leitura na adaptação de Alyce Luna. Aqui, Alice é interpretada por diferentes atrizes ao longo da narrativa, refletindo as múltiplas camadas de identidade que a personagem explora ao atravessar o mundo fantástico que encontra.
Ao se deparar com criaturas enigmáticas e situações desafiadoras, Alice é constantemente levada a questionar quem é – e quem pode ser – nesse novo universo. A montagem, além de lúdica, aprofunda temas como autoconhecimento e afirmação pessoal.
Já às 20 horas, é a vez da encenação do espetáculo Uma aventura mágica, Rátimbum Pararatimbum. Nesta história repleta de imaginação, duas crianças embarcam em um mundo mágico que ganha vida sempre que pronunciam as palavras “Rátimbum Pararatimbum”. Lá, encontram a Boneca de Pano, a marionete e o palhaço, que pedem ajuda para salvar as demais crianças das garras do temido vilão TV Papão – responsável por hipnotizar todos com o brilho da televisão.
Divertida e carregada de simbolismos, a peça dialoga com temas atuais, como a relação das crianças com as telas e a importância de preservar o encantamento da infância.

O Núcleo
Criado em 2005, originalmente como um grupo de teatro estudantil, o Núcleo de Cultura Ousadia cresceu, consolidou-se e tornou-se, em 2017, um grupo amador independente. Desde 2019, tem sede fixa na Rua Nossa Senhora do Carmo, 79, no Centro de Mogi.
Com foco na formação de plateia e no acesso à linguagem teatral, o Núcleo já formou cerca de 100 alunos apenas na sede atual. As aulas de artes cênicas têm duração de 10 meses, são pagas (com mensalidade acessível) e atendem estudantes a partir de 12 anos, sem limite de idade. Há turmas específicas para jovens e para adultos, em dias e horários distintos. “As montagens apresentadas no Coletâneas Ousadas II simbolizam o encerramento dos cursos e o momento em que os alunos podem colocar em prática, diante do público, seu desenvolvimento técnico, artístico e pessoal, celebrando o teatro como espaço de encontro, imaginação e construção coletiva”, diz Ericka Capella.
















