terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Viaduto sobre a linha férrea que ligará a nova via à avenida Dante Jordão Stoppa (Foto: Jonny Ueda)

Obras do Corredor Nordeste em Mogi atingem 73% e previsão de entrega é mantida para 2026

Silvia Chimello

As obras do Corredor Nordeste, no distrito de César de Souza, avançaram nos últimos dias e chegaram a 73% de execução. No início da semana, o portal Vanguarda Alto Tietê havia divulgado que os serviços estavam em 70%, conforme informado pela Prefeitura. Durante vistoria realizada na tarde desta quarta-feira, no entanto, o prefeito em exercício, Téo Cusatis, revisou os dados e confirmou o novo percentual.

O traçado da nova avenida que dará acesso ao viaduto sobre a linha férrea, ligando as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Dante Jordão Stoppa, está praticamente finalizado. A via terá 2,4 quilômetros de extensão e 1.850 metros de ciclovia. O investimento total é de R$ 121.599.638,66.  A nova via será alternativa à avenida Ricieri José Marcatto e oferecerá mais uma opção de deslocamento para os moradores da Região Leste de Mogi das Cruzes.

Durante a vistoria, Téo Cusatis, que esteve acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Nilmar de Cássia, técnicos da pasta, vereadores e representantes da imprensa, afirmou que a previsão de entrega do Programa Integra Mogi está mantida para agosto de 2026, confirmando também o prazo que já havia sido divulgado pela Vanguarda.

Prefeito em exercício, Téo Cusatis, vistoriou as obras nesta quarta-feira – Foto: Jonny Ueda

A duplicação da avenida Pedro Romero, que conecta César de Souza ao Rodeio, segue o mesmo cronograma. A remodelação da rotatória da avenida Pedro Romero também está em fase final.

Cusatis destacou que a nova via ajudará a aliviar o trânsito intenso do distrito, servindo como rota alternativa para quem atualmente depende da avenida Ricieri Marcatto para acessar a Francisco Rodrigues Filho para seguir sentido Centro, Rodeio e rodvia Mogi-Duta, também será opção para quem preferir seguir pela João XXIII para chegar ao Centro.

“Esta é a primeira de uma série de obras de mobilidade urbana que beneficiará a Região Leste. O Corredor Nordeste será uma alternativa para os moradores de César de Souza que vão para bairros como o Mogilar ou para São Paulo”, reforçou Cusatis.

Ele lembrou que, em janeiro, os trabalhos estavam com cerca de 23% de execução e enfrentavam problemas de pagamento. “Sanamos as pendências, o que permitiu acelerar o ritmo e alcançar 73% em dez meses”, acrescentou.

Na avenida Dante Jordão Stoppa, a Prefeitura também já iniciou os serviços de recapeamento entre a avenida João XXIII e a rotatória próxima ao centro comercial. O local da rotatória dará acesso ao viaduto e também está sendo construída uma via que ligará as avenidas Nellusco Lourenço Boratto e Dante Jordão Stoppa, passando sob o viaduto.

 Projeto

Além da nova avenida, os trabalhos de remodelação geométrica da rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho já estão concluídos, bem como a repavimentação, a sinalização vertical e a iluminação. No local, estão em execução o complemento da sinalização horizontal e o paisagismo. Já a nova via que parte da avenida Francisco Rodrigues Filho até o viaduto, já teve toda a parte estrutural realizada, incluindo o sistema de drenagem e a base da via. As próximas etapas serão a implantação da capa asfáltica, de sinalização de trânsito e de iluminação.

Nova avenida e viaduto vão ajudar a desafogar o trânsito no distrito (Foto: Jonny Ueda)

Já o viaduto sobre a linha férrea que ligará a nova via à avenida Dante Jordão Stoppa teve concluído os trabalhos de lançamento das vigas, iniciado em setembro. Agora, a empresa responsável faz a concretagem da laje que receberá a passagem dos veículos.

A Secretaria de Obras informou ainda que em outra frente de trabalho, foram iniciados também nesta semana os serviços de de recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa, no trecho entre o encontro da avenida João XXIII e a rotatória existente próximo ao centro comercial. O trabalho compreende a manutenção de guias e sarjetas e recapeamento e deverá ser concluído até o final deste mês.

O novo viaduto sobre a passagem em nível também deve contribuir com o projeto anunciado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de estender a linha férrea até César de Souza, um plano divulgado pelo Governo do Estado, mas que ainda não tem prazo para a sua execução. O plano envolve ainda a reforma das quatro estações de trem da cidade e a construção de um equipamento para garantir a transposição da passagem em nível próxima ao Mogi-Shopping e a Praça Kazuo Kimura. O Estado sugeriu a construção de um viaduto no local, mas existem estudos realizados pela Prefeitura para avaliar a possibilidade de construção de um túnel ou uma ponte estaiada.  “Novas intervenções estão em estudo e serão previamente debatidas com a população”, explicou a Prefeitura.

A duplicação da avenida Pedro Romero, também do Programa Integra Mogi, está em andamento e não terá custos para a Prefeitura, pois é uma contrapartida da iniciativa privada, com investimento de R$ 11 milhões. A entrega está prevista para agosto do próximo ano.

Os trabalhos estão concentrados na construção de um dispositivo viário próximo ao futuro loteamento na via, além de limpeza do terreno, retirada de intervenções e sondagens técnicas.

A quarta pista da avenida terá 2 quilômetros de extensão, iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central. A previsão de conclusão é no segundo semestre de 2026.

Segundo a Prefeitura, a duplicação deve melhorar a fluidez do trânsito para quem entra ou sai de César de Souza pela Via Perimetral, em direção ao Centro ou à rodovia Mogi-Dutra, além de se integrar ao Corredor Nordeste.

Avenida Parque 1

Outro projeto para melhorar a mobilidade na região leste da Cidade é a construção da Avenida Parque 1, nova ligação entre a avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da avenida Waldemar Costa Filho e a avenida Antônio de Almeida, ligando César aos bairros do Rodeio e Mogilar.

A conexão deve ajudar a desafogar o trânsito de quem sai de bairros densos e precisa acessar o Centro, outras regiões ou a Mogi-Dutra com mais rapidez. “Este conjunto de ações resultará em avanços em mobilidade e reorganização do trânsito desde o distrito de César de Souza até a região do Mogilar, sentido Centro”, afirma a gestão.

A Prefeitura informa que está cumprindo os trâmites administrativos para a abertura da licitação das obras e finalizando o projeto básico.
O processo estava condicionado à autorização da Cetesb, já concedida. Agora, estão sendo providenciadas as licenças da Fundação Florestal, SP Águas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. A previsão é de início do processo licitatório em breve.

Publicado em: 5 de novembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo