
A poucos dias para a realização da 33ª edição do Furusato Matsuri 2025, a Associação dos Agricultores de Cocuera intensifica os preparativos para a festa que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, na sede da entidade, localizada na Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura (SP-88), km 61,4 – antiga estrada Mogi-Salesópolis, km 9,5.
O tradicional festival japonês promete dois dias de celebração com música, dança, gastronomia típica e exposição agrícola, reunindo o melhor da cultura nipônica e das tradições rurais do Alto Tietê.
O Furusato Matsuri, que significa “volta à terra natal”, é uma homenagem à colônia japonesa e aos descendentes que contribuíram para o desenvolvimento agrícola da região. O evento que traz como tema ‘Heiwa’ (paz em português) oferece uma programação diversificada, com apresentações de taiko, danças típicas, shows musicais, concurso de cosplay e oficinas culturais, além de gastronomia japonesa e produtos agrícolas de alta qualidade.
Entre os destaques do festival está o Jardim “Mãe Grávida”, obra do artista Manabu Mabe, criada em 1969 em homenagem aos 50 anos da imigração japonesa no Brasil. Com 300 m², o jardim de pedras simboliza a fertilidade do solo e a sabedoria da natureza, reforçando a ligação entre a cidade e a agricultura.
A programação artística e cultural conta com nomes como Mayumi & Midori, Joe Hirata, Gustavo Harano, Ryuko Taiko, entre outros, além de apresentações de grupos e cantores da UCK. O evento também terá concurso de cosplay, área de mini-shopping e ampla praça de alimentação com comidas típicas japonesas, tornando a experiência completa para toda a família.
“O Furusato Matsuri é um momento para reencontros, memórias e celebração da herança cultural e agrícola da comunidade japonesa em Mogi das Cruzes”, afirma a organização do festival, que recebe financiamento da Lei de Cultura de Mogi das Cruzes, LIC.














