
Por Maria Salas
De Mogi para a Bahia! O mogiano Diego Citriniti, mais conhecido como Dieguinho, de apenas 14 anos, está dando passos firmes em direção ao sonho de se tornar jogador profissional de futebol. O atacante e ponta esquerda acaba de assinar com o Esporte Clube Bahia, onde passa a integrar as categorias de base do time. O jovem atleta se apresentou no Centro de Treinamento do Bahia no dia 15 de outubro, onde já está alojado, e assinou o contrato oficialmente no dia 17 de outubro. O anúncio da transferência foi feito nas redes sociais do o anúncio da F3, agência que cuida da carreira do Diego: “É com imensa satisfação que anunciamos a transferência do atacante Diego Citriniti, nascido em 2011, para o Esporte Clube Bahia. Diego é um dos expoentes da geração e chega ao clube do Grupo City com seus direitos adquiridos junto ao Sfera FC, sendo a maior negociação do futebol brasileiro de um atleta abaixo dos 16 anos. A transferência foi conduzida e intermediada pela F3 Sports, que considera muito mais que uma operação comercial, e sim mais um passo importante fruto de uma gestão de carreira de longo prazo. Vamos com tudo e por mais craque.”.
Diego iniciou sua trajetória no futsal, jogando por equipes locais, como o Inter Mogi, até o ano passado, onde aprimorou fundamentos e acumulou experiência em competições regionais. Em 2022, deu um novo passo para o futebol de campo, quando passou a defender o Sfera FC, em Jarinu (SP).
A velocidade, os dribles rápidos e a boa finalização chamaram a atenção dos olheiros, segundo disse Dieguinho à Vanguarda. E a paixão pelo futebol começou logo cedo. “Desde muito cedo, eu comecei a treinar. Tinha dois anos e meio, quase três. Minha primeira escolinha foi a do Cruzeiro, em Mogi, e alguns meses depois fui para o Vila Santista, que depois virou o Sport Benfica Mogi. Quem me influenciou foram meu pai, Marco, e meu irmão, Matheus”, conta.
Com uma rotina intensa, Diego divide o tempo entre a escola (ele está na 8ª série), os treinos e as aulas de inglês – sempre com o apoio da família. “Meus pais e meu irmão sempre me apoiaram e me ensinaram a obedecer a Deus, cumprir princípios e ser verdadeiro em tudo”, destaca.
O esforço e a dedicação renderam frutos neste ano. O jovem atleta participou da competição Alcas Cup, em Ribeirão Preto, e chamou a atenção de olheiros de diversos clubes. Entre eles, o Bahia, que se interessou e fez uma proposta oficial. “O clube onde eu estava, o Sfera, recebeu a proposta, mas acabou recusando. Depois, o Bahia voltou com uma proposta ainda melhor. Então me perguntaram se eu aceitava e eu disse que sim. Fiquei muito feliz, afinal trabalhei muito para chegar até aqui”, relembra.
Inspirado por Cristiano Ronaldo, seu grande ídolo, Diego busca seguir o exemplo do craque português. “Ele é muito esforçado, se dedica bastante e gosta muito de treinar. Tento seguir esse caminho também.”
Agora, com o acerto com o Bahia, o garoto vê a oportunidade de evoluir ainda mais. “Eles podem me ajudar fisicamente, a ganhar força, aprender novas técnicas e ter um calendário regrado. Acredito que, no dia a dia com a comissão técnica e os meninos do clube, vou aprender muito.”
Motivado e com os pés no chão, Diego deixa uma mensagem para outros jovens sonhadores: “Nunca deixe de treinar. Sempre que tiver oportunidade, treine. ‘Não dá migué’. Treina físico, treina com vontade. Eu sempre era o primeiro a chegar e o último a sair. Então, se dedique e tenha fé que você vai conseguir!”.
- O jogador no Inter Mogi (Campeoes do Campeonato Estadual – sub-14)
- Com os pais, Marco e Janaina
- Com Paulo Henrique de Oliveira, Coordenador do Inter Mogi



















