quarta, 28 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foram mobilizados 20 drones que oferecem uma visão em tempo real (Foto: Agência SP)

Operação com drones reforça combate ao crime em diversas regiões, incluindo o Alto Tietê

A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (21) a maior operação com uso de drones já registrada no Estado, com ações concentradas em diversas cidades da região Metropolitana de São Paulo, incluindo o Alto Tietê. A iniciativa faz parte da Operação Impacto, que tem como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas e a criminalidade em áreas mapeadas pelo Centro de Inteligência da corporação.

Até o momento, dez pessoas foram presas, sendo três procuradas pela Justiça, e cerca de oito quilos de drogas foram apreendidos. A operação segue em andamento. No total, foram mobilizados 230 policiais militares, com o apoio de 20 drones, helicópteros, cães farejadores do 5º Batalhão de Choque (Canil), além de equipes do Baep e da Força Tática.

As imagens captadas pelos drones são transmitidas em tempo real para a base do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-7), em Guarulhos, onde uma equipe faz a análise e orienta as equipes em campo.

O governador Tarcísio de Freitas disse que a operação alia tecnologia de ponta, uso de helicópteros, uso de cães para reforçar o combate ao crime em toda a Região Metropolitana. “Os drones aumentam a visão e a percepção territorial das equipes policiais e os cães farejadores fazem a varredura em locais estratégicos analisados pela inteligência da Polícia. Em São Paulo, a segurança pública avança com tecnologia, planejamento e coragem”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanhou o início da operação e destacou o papel da tecnologia no enfrentamento à criminalidade. “A tecnologia se tornou a nossa aliada para dificultar cada vez mais a vida do criminoso, para asfixiar financeiramente o crime organizado e levar paz para a sociedade”, disse.

Desde o início da Operação Impacto, em janeiro de 2023, a PM já prendeu mais de 279 mil pessoas — sendo 117 mil procuradas pela Justiça —, recuperou 57 mil veículos roubados ou furtados, apreendeu 491 toneladas de drogas e retirou 14 mil armas ilegais das ruas. A inclusão dos drones, segundo a SSP, amplia a capacidade de monitoramento e fortalece as estratégias de segurança em toda a Região Metropolitana, incluindo as cidades do Alto Tietê.

Publicado em: 22 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo