
O Fórum Mogiano LGBT+, de Mogi das Cruzes, foi um dos homenageados com a primeira edição do Prêmio Janaína Lima 2025, concedido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População LGBTI+ da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A iniciativa é do deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL), presidente da Frente Parlamentar.
A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira, 16 de outubro, na SP Escola de Teatro, na Praça Franklin Roosevelt, em São Paulo. O prêmio reconhece ativistas, instituições e organizações que se destacam na promoção dos direitos humanos, na luta contra a LGBTfobia e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fundado em 2013, o Fórum Mogiano LGBT+ é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária e laica, com atuação regional no Alto Tietê. Ao longo de mais de uma década, tornou-se referência em políticas públicas e mobilização social pela cidadania LGBTQIA+ na região da zona leste da grande São Paulo
Entre suas principais conquistas estão a criação do Dia Municipal de Combate à LGBTfobia, a Lei do Nome Social para pessoas trans e travestis, e a organização da Parada do Orgulho LGBT+ de Mogi das Cruzes, além de diversas ações formativas em escolas, empresas e órgãos públicos.
O Fórum também participa ativamente dos Conselhos Municipais de Saúde, Igualdade Racial e da Mulher, fortalecendo o diálogo entre sociedade civil e poder público.
Sobre o Prêmio Janaína Lima
O Prêmio Janaína Lima tem sua primeira edição em 2025 e é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População LGBTI+ da Alesp. O objetivo é valorizar pessoas e entidades que se destacam na promoção da igualdade, da cidadania e da dignidade da comunidade LGBTQIA+.














