
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que determina a inclusão de informações sobre a origem, o significado ou uma breve biografia da personalidade ou do fato histórico homenageado nas placas de ruas, avenidas, praças e outros logradouros públicos do município.
De autoria da vereadora Malu Fernandes (PL), a proposta foi inspirada na ideia de Mariah Romanos, estudante participante do Parlamento Estudantil 2024, e tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização da história local.
Ele explica que o objetivo é promover a valorização e o conhecimento da história local, proporcionando aos cidadãos informações relevantes sobre as figuras ou os eventos que nomeiam os espaços públicos.
“Isso é muito importante para a preservação da memória de Mogi e para o fortalecimento de sua identidade. Será uma maneira de promover o conhecimento, o respeito e a valorização da história local, garantindo que as futuras gerações também possam aprender sobre o legado daqueles que contribuíram para a nossa trajetória”, afirmou a vereadora.
Malu fez questão de elogiar a estudante que a inspirou na criação do projeto. “Ela teve muita coragem em vir participar. Foi um prazer receber essa ideia. A voz do jovem tem muita força e pode contribuir muito para a política”, destacou.
A proposta também autoriza o uso de tecnologias como QR Codes nas placas, permitindo que os cidadãos acessem conteúdos complementares sobre os homenageados e fatos históricos. A nova lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Para se tornar lei, a matéria ainda precisa do aval da prefeita Marca Bertaiolli (PL).














