terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Secretaria de Educação propôs a inclusão da temática na educação básica (Foto: Divulgação Agência SP)

Estado quer incluir segurança no trânsito no currículo escolar para formar cidadãos mais conscientes

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo propôs a inclusão da temática de segurança no trânsito na educação básica. A sugestão foi encaminhada como contribuição ao Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP), documento que orienta políticas públicas voltadas à redução de sinistros, mortes e lesões no trânsito.

A proposta tem como objetivo inserir a educação para o trânsito em diferentes áreas curriculares e projetos pedagógicos da rede básica, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto sugere ainda a criação de módulos de formação de condutores e de conscientização sobre segurança viária e proteção dos usuários vulneráveis do trânsito, como pedestres e ciclistas.

A iniciativa também prevê ações de engajamento, como premiações, concursos de ideias, hackatons e desafios temáticos sobre segurança viária, incentivando os estudantes a refletirem e proporem soluções inovadoras para o tema.

“A educação para a segurança viária deve começar cedo e se manter presente ao longo de todo o percurso educacional, formando cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a preservação da vida”, afirma o documento preliminar do PSV-SP. “No contexto do Sistema Seguro, a escola não é apenas um espaço de transmissão de conhecimento, mas também um ambiente privilegiado para mobilizar e engajar estudantes como agentes de transformação, capazes de influenciar suas comunidades e promover mudanças concretas.”

A proposta está disponível na página 55 da minuta preliminar do plano, que permanece em consulta pública até o dia 19 deste mês.

Segundo o governo estadual, o foco nos jovens é essencial, já que pessoas entre 18 e 25 anos representam mais de 20% das vítimas de sinistros de trânsito em São Paulo. Todos os anos, mais de 5 mil jovens perdem a vida em ocorrências viárias — o equivalente a uma morte a cada oito horas nessa faixa etária. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam ainda que o trânsito é a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP abre consulta pública ao 1º Plano de Segurança Viária do Estado

Publicado em: 16 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo