terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Suzano investe na capacitação de talentos e no fortalecimento da indústria papeleira

Em celebração ao Mês do Papeleiro, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, destaca a importância dos(as) profissionais que impulsionam a indústria e reforça seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização contínua desses talentos. Na região do Alto Tietê (SP), a atuação da companhia gera impacto direto na vida de milhares de pessoas, promovendo qualificação, geração de empregos e desenvolvimento sustentável.

“Investir no crescimento profissional é investir no progresso das comunidades onde atuamos. Na região do Alto Tietê, buscamos abrir portas para que talentos locais se desenvolvam e construam carreiras duradouras. Nosso direcionador, que afirma que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, guia cada ação que promovemos. Essas iniciativas criam oportunidades de aprendizado e crescimento, impactando positivamente a economia local e a vida das pessoas da região”, afirma Reiner Ricardo de Oliveira Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano.

Em Mogi das Cruzes, a empresa investe em programas de integração social voltados para aprendizes da Guarda Mirim e para estagiários(as) técnicos e de nível superior, com foco na formação prática e no acompanhamento contínuo. Já em Suzano, a companhia desenvolve iniciativas direcionadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. As capacitações oferecem formação técnica e profissional qualificada, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens nas regiões onde a Suzano atua. Além disso, os(as) participantes têm a oportunidade de serem efetivados(as) e, posteriormente, integrar programas de desenvolvimento que incluem treinamentos, mentorias e projetos-desafio.

Histórias que inspiram

A trajetória de colaboradores(as) que ingressaram na Suzano por meio de programas de porta de entrada e cresceram na companhia reforça o impacto dessas iniciativas. Nas unidades da empresa no Alto Tietê, destacam-se os casos de Marina de Freitas Rodrigues Quintiliano, que iniciou por meio do Programa de Estágio da Suzano e atualmente é Engenheira de Processos Sênior da Unidade Mogi das Cruzes, e de Braion Oliveira Silva, que começou como aluno de um programa de capacitação e hoje atua como instrumentista de Manutenção na Unidade Suzano.

Para Marina de Freitas Rodrigues Quintiliano, o programa representou a realização de um sonho. “Iniciei o estágio enquanto concluía a faculdade e buscava efetivação. Apesar da distância e da pouca experiência, fui acolhida e percebi rapidamente que estava no caminho certo. Mais do que experiência, encontrei a oportunidade de exercer a profissão que sempre almejei.”

A trajetória de Braion Oliveira Silva também reforça o impacto dos programas de porta de entrada da companhia. “Vivi dez meses de intenso aprendizado. O primeiro contato com as máquinas de papel foi marcante e mostrou que eu poderia unir minha afinidade pela manutenção a um processo capaz de impactar milhares de pessoas. Essa experiência trouxe segurança, estabilidade e orgulho de fazer parte dessa história.”

Publicado em: 30 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo