terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Multas de trânsito têm acréscimo de 46,2%, de janeiro a agosto deste ano, em relação a 2024

Por Sabrina Pacca

O número de multas de trânsito aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disparou em Mogi das Cruzes, neste ano, e vem gerando uma onda de reclamações entre motoristas e motociclistas, especialmente nas redes sociais. Dados oficiais do órgão, levantados pela reportagem da Vanguarda Alto Tietê, mostram que, entre janeiro e agosto de 2025, foram aplicadas 9.303 autuações na cidade, contra 6.364 no mesmo período de 2024, o que representa um aumento de 46,2%. A Polícia Militar,  que faz a fiscalização nas ruas, é apontada pela população como a principal responsável pela alta.

Durante todo esse mês, não faltaram reclamações sendo postadas por páginas de notícias de Mogi. Uma mais recente, por exemplo, deu conta de que o cidadão havia sido multado por ter ultrapassado o carro da polícia que fazia uma ronda. Em outro caso, o reclamante, que é motorista de aplicativo, disse que foi multado por estar com o pisca-alerta ligado, a espera de um passageiro. Uma fiscalização constante estava sendo feita também no cruzamento das ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer, segundo os motoristas, que alegam, sempre, não terem cometido as falhas apontadas pelos policiais nos documentos.

De acordo com o Detran, a intensificação da fiscalização, que  tem como objetivo aumentar a segurança viária e reduzir acidentes, foi feita de forma generalizada e não somente em Mogi. As estatísticas apontam que alguns tipos de infração continuam liderando o ranking, como o licenciamento irregular do veículo e o não uso do cinto de segurança. Em 2024, as cinco principais autuações foram: veículo não licenciado (750 multas), condutor sem cinto de segurança (695), dirigir manuseando o celular (583), dirigir sem habilitação (467) e uso irregular de capacete (347).

Já em 2025, a lista sofreu alterações. O veículo não licenciado segue na liderança, mas com um salto para 1.293 autuações. Em seguida aparecem o não uso do cinto de segurança (830), dirigir sem habilitação (712), manusear o celular ao volante (507) e, como novidade no “top 5”, a condução de veículo com descarga livre, ou seja, escapamento adulterado e sem silenciador, com 462 registros. A inclusão dessa infração reflete uma preocupação crescente das autoridades com o barulho excessivo e os riscos provocados por motocicletas com escapamentos modificados.

A Vanguarda questionou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo a respeito dessas reclamações e do aumento das multas, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

 

 

 

Publicado em: 24 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo