terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Francimário Farofa é o autor da indicação, assinada também por outros vereadores (Foto: CMMC)

Câmara defende a instalação de Centro de Convivência para pessoas com TEA e deficiências em Mogi

Silvia Chimello

A Câmara de Mogi das Cruzes encaminhou à prefeita Mara Bertaiolli (PL) um anteprojeto de lei pedindo que a Prefeitura estude a criação de um Centro de Convivência especializado no atendimento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. A proposta é de autoria do presidente da Casa, vereador Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PL), e contou com apoio de outros parlamentares.

Por envolver investimentos financeiros, a criação do equipamento é prerrogativa do Executivo, motivo pelo qual a sugestão foi apresentada em formato de indicação com anteprojeto. O documento destaca que a medida busca assegurar direitos, promover inclusão social e oferecer espaços adequados para o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência.

“Considerando a carência de espaços terapêuticos para essas pessoas, essa demanda é respaldada pelo princípio da dignidade humana e pela busca pela inclusão social, que exige a criação de locais adequados para o desenvolvimento pleno desses indivíduos. Assim, a proposta de instalação de centros de convivência especializados visa assegurar não apenas a assistência necessária, mas também promover a autonomia e a participação ativa desses cidadãos na sociedade”, justifica o autor do anteprojeto.

O texto da matéria ressalta também que o Centro terá uma abordagem que prioriza autonomia, bem-estar e integração, com infraestrutura que inclui hortas, jardins sensoriais, áreas de convivência e espaços para terapias como psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, além de brinquedoteca, salas de tecnologia e musicoterapia. O equipamento também terá ambientes simulados de vida diária, como cozinha, sala e quarto, para apoiar atividades cotidianas, e contará com estrutura voltada à transição escola-vida adulta, projetos de estágio, vivências profissionais e orientação vocacional.

O objetivo, de acordo com a indicação, não é apenas prestar a assistência necessária, mas também promover a autonomia e a participação ativa dos indivíduos na sociedade. “Com base em experiências bem-sucedidas já implementadas em municípios como Itaboraí (RJ) e Santos (SP), é evidente que há um caminho viável para alcançarmos a plena inclusão”, reforça o autor da propositura.

O presidente da Câmara também cita a importância de parcerias com escolas, centros de emprego e serviços de saúde mental para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, fortalecendo a autonomia e autoestima das pessoas atendidas. “Com comprometimento e planejamento adequado, podemos transformar a realidade de milhares de famílias e oferecer às pessoas com deficiência as oportunidades que merecem”, observa.

Farofa sugere ainda que esse novo equipamento seja instalado no Parque Leon Feffer, que conta com um Centro de Convenções e uma estrutura com capacidade oferecer esse atedimento.

 

Publicado em: 24 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo