terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto ilustrativa: Reprodução Internet

Plano Municipal da Primeira Infância é aprovado pela Câmara de Mogi das Cruzes

Silvia Chimello

Nos próximos dez anos, as crianças de zero a seis anos terão atenção especial em Mogi das Cruzes, que passará a implementar o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal durante a sessão realizada nesta quarta-feira (17). O plano estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para essa fase da vida.

Os vereadores incluíram ao texto original — que tramitou por cerca de 45 dias — uma emenda garantindo a participação de parlamentares no Comitê Gestor Intersetorial, que será criado para promover e acompanhar a execução do plano. Além do Legislativo, o projeto prevê a participação da maior parte das secretarias municipais, já que o PMPI envolve áreas como educação, saúde, assistência social, esporte e lazer e desenvolvimento econômico. O plano também define áreas prioritárias como alimentação, educação infantil, convivência familiar e comunitária, assistência social, cultura, meio ambiente e proteção contra a violência.

Segundo a Prefeitura, o PMPI foi elaborado de forma participativa, com a contribuição de servidores de diversas secretarias, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e por meio da escuta ativa de crianças e cuidadores. A iniciativa está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016) e conta com apoio da Fundação Van Leer, por meio da iniciativa Urban95. A proposta também foi debatida em audiência pública na Câmara, que serviu para ampliar a discussão e divulgar a iniciativa.

O objetivo do PMPI é garantir que crianças de zero a seis anos, incluindo o período gestacional, tenham acesso a serviços e oportunidades que favoreçam o desenvolvimento integral em áreas como saúde, educação, nutrição, convivência familiar, cultura, lazer, meio ambiente e proteção contra a violência.

O plano prevê monitoramento bienal — e anual nos dois primeiros anos — com relatórios para acompanhamento das metas. Também estabelece a criação do Comitê Gestor Intersetorial e de um Grupo Técnico Intersetorial, reunindo representantes de todas as secretarias municipais para coordenar as ações.

De acordo com o Executivo, o investimento na primeira infância impacta diretamente na redução da pobreza e das desigualdades sociais, trazendo retorno para toda a sociedade.

Durante a sessão, diversos vereadores se manfestaram para destacar a importância do programa para as crianças do município, lembrando que o plano era uma demanda antiga.

Mesa diretiva da Câmara (Foto: CMMC)

O presidente da Câmara ressaltou a prioridade dada ao projeto pela prefeita Mara Bertaiolli (PL). “Ela é educadora e sabe da importância de se investir nessa área. Os vereadores e as comissões permanentes da Casa também se dedicaram para que hoje pudéssemos votar um projeto de extrema importância para a cidade”, afirmou.

A vereadora Malu Fernandes (PL) reforçou a relevância da medida: “Esse é um plano muito esperado por essa Casa. Apesar de estar sendo votado hoje, as iniciativas em relação à primeira infância já são prioridade nessa gestão”

A emenda que ampliou a participação da Câmara foi destacada pelo vereador Bi Gêmeos (PSD): “A emenda diz respeito à participação da Câmara Municipal no Plano Municipal da Primeira Infância. Cada comissão da Casa, exceto a de Justiça e Redação, será contemplada com um membro”.

O projeto de lei prevê que a Coordenadoria Especial da Primeira Infância será responsável por articular as políticas públicas junto às secretarias municipais. Após a aprovação na Câmara, o texto segue para sanção da prefeita.

Vereador Bi Gêmeos (foto: CMMC)

 

Publicado em: 17 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo