
A prefeita Mara Bertaiolli se reuniu, na noite de quinta-feira (11), com moradores do Nova Mogilar para apresentar e debater os projetos de mobilidade urbana previstos para a região dentro do Programa Integra Mogi. O encontro, realizado no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, integra a rotina da atual gestão, que busca manter diálogo constante com a população, ouvir demandas e esclarecer dúvidas sobre obras e investimentos.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Téo Cusatis, a chefe de Gabinete Neusa Marialva, o adjunto Paulo Oliveira e secretários municipais, entre eles João Francisco Chavedar (Planejamento e Urbanismo), Gilberto Ito (Segurança), Nilmar de Cássia Ferreira (Obras e Infraestrutura) e Guilherme Sever (Governo e Transparência), além de secretários-adjuntos.
A região da Praça Kazuo Kimura, conhecida como Praça do Habib’s, foi um dos principais temas discutidos. O local concentra grande fluxo de veículos, reunindo avenidas importantes, como Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra Lima Filho e Yoshiteru Onishi, além do Terminal Rodoviário, da Estação Estudantes da CPTM e do shopping.

Projeto prevê construção de uma ponte estaida (Foto: PMMC)
Para enfrentar os gargalos viários, a Prefeitura elaborou o projeto do Novo Sistema Viário, que já está em andamento com três frentes: o Corredor Nordeste, que tem 60% das obras concluídas e investimento de R$ 121,5 milhões; a duplicação da avenida Pedro Romero, em execução sem custos ao município, como contrapartida da iniciativa privada no valor de R$ 11 milhões; e a construção da Via Parque, cuja licitação será aberta em 25 de setembro.
Outro ponto tratado foi a concessão da Linha 11-Coral da CPTM, que prevê a chegada do trem ao distrito de Cezar de Souza até 2030 e resultará no fechamento da passagem em nível da avenida Manoel Bezerra Lima Filho. “Todas as ações e projetos serão sempre debatidos com a população. Vocês sempre serão ouvidos, até porque o nosso interesse é o mesmo: o melhor para a nossa cidade”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O secretário João Francisco Chavedar lembrou que a passagem em nível, criada de forma temporária, será desativada com a expansão da ferrovia. Ele destacou ainda que “a cidade cresceu sem o devido planejamento urbanístico e hoje temos um desafio à frente: destravar Mogi das Cruzes. O projeto Integra Mogi já está em andamento e contribuirá muito para desafogar o trânsito na região de Cezar de Souza, Rodeio e parte do fluxo que segue para o Mogilar e Centro expandido”.
As sugestões apresentadas pelos moradores foram registradas pela equipe da Prefeitura e passarão por análise técnica para verificar a viabilidade de implementação.














