
Por Sabrina Pacca
O conselheiro Marco Bertaiolli foi eleito, nesta quarta-feira (10), corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A escolha marca um novo capítulo da trajetória do ex-prefeito de Mogi das Cruzes, que completa, agora em setembro, dois anos de atuação no colegiado e projeta assumir a presidência do órgão em 2028.
Em entrevista para a Vanguarda, Bertaiolli destacou a importância do cargo e a responsabilidade de fortalecer as boas práticas de gestão pública em todo o Estado. “Nesse mês de setembro eu estou completando dois anos como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Cargo que muito me honra — ápice de uma carreira como administrador público — e eu tenho me esforçado muito para cada vez mais exercer o papel pedagógico do tribunal”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que o TCE-SP exerce uma função fundamental de orientação e fiscalização junto às administrações municipais e ao próprio governo estadual. “O tribunal é o indutor de boas práticas de governança pública, seja nas prefeituras municipais ou no próprio governo do Estado de São Paulo”, disse.
Ao comentar sua eleição, Bertaiolli afirmou que se trata de uma conquista especial: “Chegar pela escolha dos meus pares conselheiros à mesa diretiva é um grande passo, é uma responsabilidade imensa que muito me agrada, me desafia a aprender cada vez mais e a trabalhar por uma boa administração pública.”
Com a eleição, Bertaiolli também projeta os próximos passos de sua carreira no órgão. Segundo ele, em 2027 assumirá a vice-presidência e, em 2028, irá presidir o Tribunal de Contas. “Essa eleição que nós fizemos hoje é para 2025 e 2026. Em 2027, assumo a vice-presidência do tribunal e, com essa minha ascensão à mesa, já está estabelecido que, no ano de 2028, eu terei a grande honra de presidir o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, concluiu.














