
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) reafirmou nesta quinta-feira (4) seu papel de liderança e articulação em prol do desenvolvimento local. A presidente da entidade, Fádua Sleiman, acompanhada do vice-presidente, Mohamad Khaled Issa e do diretor de Comércio Exterior e Empreendedorismo da ACMC, Marcos Bastos Araújo, recebeu o prefeito de Iquique, no Chile, Mauricio Soria Machiavello, em nome dos cerca de 1.500 associados. Já a Cidade possui aproximadamente 11 mil comércios. Durante o encontro, ficou definida a criação de uma missão para visitar a cidade chilena, até o fim deste ano.
O encontro, viabilizado pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK), presidida por Pablo de Lima Palhano, foi mais do que uma visita institucional: representou a abertura de um canal direto com uma das regiões mais estratégicas da América Latina para o comércio internacional. Na oportunidade, a presidente da ACMC e o presidente da CCIBK assinaram um convênio que abre novas perspectivas para o desenvolvimento econômico, a integração regional e a criação de oportunidades de negócios entre o Brasil e a Coreia do Sul.
Iquique: cidade-chave no Pacífico
Localizada no norte do Chile, às margens do Oceano Pacífico, Iquique (na região de Tarapacá), é um dos principais pontos de conexão entre a América Latina e a Ásia. Sua posição geográfica privilegiada, próxima ao Corredor Bioceânico. Essa rota atravessa o Centro-Oeste brasileiro, chega ao norte do Chile e cria um caminho mais rápido e competitivo para exportações e importações e parcerias bilaterais.
No coração desse potencial está a Zona Franca de Iquique (ZOFRI), um polo logístico e comercial reconhecido em todo o mundo. Criada para atrair investimentos e fomentar negócios, a ZOFRI oferece benefícios como isenção de impostos de importação, taxas aduaneiras reduzidas e incentivos fiscais para empresas que escolhem operar no local.
Durante a apresentação, o prefeito Mauricio Soria exibiu mapas e dados detalhados para ilustrar a localização estratégica de Iquique e as vantagens competitivas oferecidas pela Zona Franca de Iquique. Os materiais mostraram rotas de exportação, corredores logísticos e projeções de crescimento. “Iquique se tornou uma plataforma de serviços capaz de conectar o Brasil ao Pacífico. Queremos que os empresários mogianos conheçam nosso porto, a ZOFRI e as oportunidades que podem surgir a partir dessa aproximação”, afirmou o prefeito Mauricio Soria, que antes de vir a Mogi participou da abertura da Rodada de Negócios Brasil-Chile 2025, que ocorre em Campo Grande.
De acordo com o presidente da CCIBK, Pablo de Lima Palhano, a reunião foi um divisor de águas para o empresariado da região. “Iquique está inserida em uma zona especial de livre comércio. Isso significa isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que geralmente é atribuído na venda e no fornecimento de produtos e/ou serviços; isenção portuária e até 20 anos de isenção de imposto de renda para investidores estrangeiros. Além disso, produtos nacionalizados em Iquique podem entrar no Mercosul praticamente sem impostos, o que abre uma gama de novas possibilidades para as empresas brasileiras”, destacou. Essas condições, segundo Pablo, tornam a cidade chilena não apenas um destino para exportações e importações. “É também um polo de investimentos estratégicos para empresas brasileiras que buscam expandir sua atuação no mercado internacional”, salientou.
Para a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, a visita do prefeito de Iquique simboliza uma nova fase para os empreendedores de Mogi das Cruzes. “É a primeira vez que recebemos um prefeito de Iquique em Mogi, e estamos honrados que essa visita tenha acontecido em nossa cidade. Nosso papel é abrir caminhos para que os empresários mogianos conheçam novas possibilidades de comércio. A partir deste encontro, vamos organizar reuniões com empreendedores locais e preparar uma missão técnica ao Chile, prevista para novembro, para conhecer de perto as oportunidades”, afirmou.
Ela destacou, ainda, que durante o evento, a ACMC consolidou uma nova parceria com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea. Foi firmado um memorando de intenção de negócios entre a Câmara e a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, o que reforça a estratégia da entidade em criar uma rede internacional de cooperação. “Em apenas um mês, já tivemos duas oportunidades de assinar acordos que ampliam as possibilidades para os nossos associados. Estamos muito felizes porque isso significa abrir caminhos para que o pequeno, médio e grande empresário mogiano encontrem novos mercados”, destacou a presidente Fádua.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cláudio Costa, representou a prefeita Mara Bertaiolli. Ele disse que o diálogo pode gerar ganhos concretos para indústrias instaladas na Cidade. “Empresas como a Elgin, com forte atuação em tecnologia e eletroeletrônicos, podem se beneficiar diretamente dos incentivos e da posição estratégica de Iquique”, afirmou, lembrando que a fábrica produz oito mil itens, entre ar-condicionado, climatizadores, umidificadores, lâmpadas, carregador portátil, pilhas, dentre outros itens.
O próximo passo, agora, é se preparar para o próximo movimento: organizar o empresariado local e liderar uma missão ao Chile, onde os mogianos poderão conhecer de perto as oportunidades de exportação, importação e investimento.
- O prefeito de Iquique, no Chile, Mauricio Soria Machiavello, e a presidente da ACMC, Fádua Sleiman / Foto: Maria Salas
- O vice-presidente da ACMC, Mohamad Khaled Issa, o prefeito de Iquique, a presidente da ACMC e o diretor de Comércio Exterior e Empreendedorismo da ACMC, Marcos Bastos Araújo / Foto: Maria Salas
- O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK), Pablo de Lima Palhano, assina a parceria com a ACMC, ao lado do diretor de Comércio Exterior e Empreendedorismo da ACMC e da presidente da ACMC / Foto: Maria Salas
- A presidente da ACMC assina a parceria





















