
A CPTM vai iniciar na próxima segunda-feira (25) a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda. A novidade vai beneficiar diretamente os passageiros do Alto Tietê e da zona leste, que passam a ter acesso direto à zona oeste da capital durante os horários de vale, das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite.
De acordo com a companhia, a mudança representa um avanço importante para quem utiliza diariamente os trens. “Essa operação garante mais agilidade e praticidade no deslocamento, reduzindo a necessidade de baldeações e oferecendo mais conforto aos passageiros”, destacou a CPTM.
Outra alteração significativa acontece a partir do dia 28 de agosto, quando as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também terão como terminal a estação Palmeiras-Barra Funda. A partir dessa data, todos os passageiros que utilizam essas linhas irão desembarcar na estação. Para seguir viagem no sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra, a transferência será realizada no mesmo nível, nas plataformas 5 e 6, garantindo mais segurança e eficiência operacional.
Com a mudança, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como novo hub central do transporte sobre trilhos, conectando diferentes modais e serviços. Além das linhas da CPTM e do Expresso Aeroporto, a estação já recebe a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante dos trens metropolitanos, além de ser integrada a terminais de ônibus municipais e interestaduais, universidades, casas de shows e equipamentos culturais.
Nos últimos meses, a CPTM também implementou outras melhorias. Na Linha 12-Safira, houve redução no intervalo médio e a retirada do loop interno, permitindo a circulação direta entre Brás e Calmon Viana. A Linha 13-Jade passou a ter intervalo médio de 10 minutos nos horários de pico, e o Expresso Linha 10, que liga Santo André a Tamanduateí nos picos da manhã e da tarde, reduziu seu intervalo médio para 20 minutos.














