quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Documentário “Dentro da Cena” aborda combate ao capacitismo nas artes, no Núcleo de Cultura Ousadia

O curta-metragem documental “Dentro da Cena” faz pré-estreia no Núcleo de Cultura Ousadia, no centro de Mogi das Cruzes, neste domingo (17), às 18h. Filmado em Mogi e Suzano, o filme traça um paralelo histórico e contemporâneo sobre o capacitismo no mundo das artes, tendo como fio condutor o próprio diretor e roteirista mogiano Edgar Jacques, pessoa com deficiência visual, que divide a direção e roteiro com Tatiana Baruel. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.

Financiado por meio da Lei Paulo Gustavo, de Mogi, a realização do filme conta com o apoio da produtora Itapeti Filmes e Associação Cultural Beija-Flor. A classificação indicativa é livre.

O documentário passa por pontos de cultura importantes do Alto Tietê, como o Theatro Vasques e a Casa Beija-Flor, para abordar o tema do capacitismo dentro e fora das fronteiras do mercado audiovisual e das artes. Para isso, coloca frente a frente artistas cegos e enxergantes, contracenando as diferentes formas de sentir o mundo e questionando as ideias de limitação, seja no palco, na música ou no cinema.

“Atores com deficiência visual existem e buscam seu espaço para atuar profissionalmente. A forma como eles vão trabalhar para chegar a resultados tão potentes, como os de quaisquer outros artistas, é que são diferentes e diversos. É isso que queremos registrar. Esse caminho diferente para chegar a um lugar artístico potente e de relevância estética quanto qualquer outra criação”, destaca Jacques.

O filme também faz um resgate histórico sobre como o capacitismo foi se engendrando na sociedade moderna. Para isso, expõe como a Alemanha Nazista desenvolveu um programa que exterminou milhares de pessoas com deficiência, inicialmente crianças, em complemento à Solução Final. A partir desse retrato, novas camadas reflexivas vão se somar ao roteiro.

“Dentro da Cena” convida a pensar como essa estrutura repressiva, mesmo após quase 100 anos, se adaptou aos dias atuais na forma de exclusão e restrição ao acesso a direitos fundamentais. Nesse sentido, Jacques demonstra a função transformadora e crítica que a arte pode assumir em uma sociedade que ainda guarda profundos preconceitos, mesmo nas fileiras da cultura.

Produção
Para Tatiana, a produção do documentário trouxe ensinamentos que poderão ser compartilhados com o público. “Foi uma experiência incrível co-dirigir este filme com o Edgar e conhecer mais sobre o universo dos artistas com deficiência visual. Tem sido uma troca muito rica e um grande aprendizado. Estamos muito felizes com o lançamento e, agora, nossa expectativa é poder ter essa mesma troca com o público, por isso gostaríamos de convidar a todos para a pré-estreia”, ressalta.

Além de Jacques e Tatiana à frente do roteiro e direção, o curta possui outros nomes de relevo na equipe técnica, como Rodrigo Campos, na Produção Executiva; Renata Abreu, na Direção de Produção; Tiago Tambelli, na Direção de Fotografia; Vagner Lopes Cardoso, na Direção Musical, entre outros.

Serviço
Local: Núcleo de Cultura Ousadia – R. Nossa Sra. do Carmo, 79 – Centro, Mogi das Cruzes
Data: Domingo (17)
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Publicado em: 16 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo