
Foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (13), o projeto de lei que determina a instalação de Pranchas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em diversos pontos da Cidade, como prédios públicos, parques e praças.
A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Romão (PCdoB), tem como objetivo ampliar a inclusão e a acessibilidade de pessoas com dificuldades de comunicação, sejam elas decorrentes de deficiência motora, cognitiva ou de limitações na fala e escrita.

Vereador Rodrigo Romão (Foto: CMMC)
As pranchas de comunicação são ferramentas que utilizam ilustrações, símbolos e palavras escritas para facilitar a interação. Elas funcionam como um “tradutor visual”, permitindo que pessoas que não conseguem se expressar verbalmente ou compreender textos complexos consigam se comunicar de forma mais clara e autônoma.
“Acreditamos que uma inclusão social verdadeira só será possível quando eliminarmos barreiras, e a Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma ferramenta fundamental nessa jornada. Afinal, a CAA é uma verdadeira ponte para a inclusão, dignidade e realização do potencial humano”, afirmou o vereador.
O projeto também especifica os locais que receberão as pranchas, como o Parque da Cidade (Parque Santana), Parque Leon Feffer (Braz Cubas), Parque Airton Nogueira – Rodeio (Jardim Maricá), Praça Deputado Federal Paulo Kobayashi (Praça 8), Praça Assunção Ramires Eroles (Vila Mogilar) e Praça Francisca Cardoso Mello Freire (Vila Oliveira).
Além da instalação, a medida prevê palestras e cursos de capacitação para servidores e colaboradores, garantindo que a CAA seja utilizada de forma correta e eficiente.
Para se tornar lei, a matéria ainda precisa da aprovação da prefeita Mara Bertaiolli (PL).














