sexta, 08 de agosto de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação

Festival Sementeia 2025, de 1 a 12 de setembro, abre com palestra da psicóloga indígena Geni Nuñez

De 1 a 12 de setembro, Suzano será palco da segunda edição do Festival Sementeia, iniciativa cultural que propõe uma imersão profunda nas artes e na potência da produção feminina do Alto Tietê. Com oficinas, shows, espetáculos, rodas de conversa e performances, o festival é inteiramente protagonizado por mulheres e tem como missão cultivar encontros, fortalecer vínculos e semear transformações sociais por meio da arte.

A abertura do festival acontece na segunda-feira, 1º de setembro, às 19h30, com a presença da psicóloga, escritora e ativista indígena Geni Nuñez, que apresenta a palestra “Reflorestamento do Imaginário”, na Sala Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, em Suzano. O evento é gratuito e contará com mediação da psicóloga Endil Oliveira.

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Geni é reconhecida nacionalmente por suas reflexões sobre afetos, sexualidade, saúde mental e relações humanas sob uma perspectiva decolonial. Ela é autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaxy Jaterê (2023) e Felizes por enquanto (2024). Em sua fala de abertura, irá propor uma reflexão sobre as monoculturas do pensamento, conceito inspirado por Ailton Krenak, discutindo como a imposição de um único modelo de existência afeta nossa forma de amar, viver e conviver.

A proposta do “reflorestamento” é simbólica: cultivar a diversidade de afetos, crenças, corpos e ideias como forma de resistência política e existencial. A palestra marca um momento de escuta e valorização dos saberes indígenas e ancestrais no território suzanense, abrindo espaço para diálogos potentes com o público.

O Festival Sementeia é idealizado por Tuane Vieira, produtora cultural com mais de duas décadas de atuação em Suzano e no Alto Tietê. Desde sua primeira edição, em 2023, o festival se estrutura como um espaço seguro, diverso e fértil para mulheres artistas, educadoras, musicistas, comunicadoras, terapeutas e ativistas.

“Além de mulheres produtoras e ávidas consumidoras de arte e cultura, queremos contribuir, junto com a população, para um Brasil mais igualitário e menos violento para nós e para nossas filhas, sobrinhas, afilhadas e netas, tendo nossa cidade como foco”, afirma Tuane.

Realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a programação de 2025 reúne mais de 10 atividades gratuitas ao longo de 12 dias. Entre elas, estão previstas oficinas artísticas, apresentações de dança e teatro, shows musicais e rodas de conversa – sempre com protagonismo feminino e foco em ações que inspiram, acolhem e transformam.

Para acompanhar a programação completa e mais informações, basta acessar o perfil oficial do festival no Instagram: @festival_sementeia.

O Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” está localizado na Rua Benjamin Constant, 682, no Centro de Suzano.

Publicado em: 8 de agosto de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo