
De 1 a 12 de setembro, Suzano será palco da segunda edição do Festival Sementeia, iniciativa cultural que propõe uma imersão profunda nas artes e na potência da produção feminina do Alto Tietê. Com oficinas, shows, espetáculos, rodas de conversa e performances, o festival é inteiramente protagonizado por mulheres e tem como missão cultivar encontros, fortalecer vínculos e semear transformações sociais por meio da arte.
A abertura do festival acontece na segunda-feira, 1º de setembro, às 19h30, com a presença da psicóloga, escritora e ativista indígena Geni Nuñez, que apresenta a palestra “Reflorestamento do Imaginário”, na Sala Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, em Suzano. O evento é gratuito e contará com mediação da psicóloga Endil Oliveira.
Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Geni é reconhecida nacionalmente por suas reflexões sobre afetos, sexualidade, saúde mental e relações humanas sob uma perspectiva decolonial. Ela é autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaxy Jaterê (2023) e Felizes por enquanto (2024). Em sua fala de abertura, irá propor uma reflexão sobre as monoculturas do pensamento, conceito inspirado por Ailton Krenak, discutindo como a imposição de um único modelo de existência afeta nossa forma de amar, viver e conviver.
A proposta do “reflorestamento” é simbólica: cultivar a diversidade de afetos, crenças, corpos e ideias como forma de resistência política e existencial. A palestra marca um momento de escuta e valorização dos saberes indígenas e ancestrais no território suzanense, abrindo espaço para diálogos potentes com o público.
O Festival Sementeia é idealizado por Tuane Vieira, produtora cultural com mais de duas décadas de atuação em Suzano e no Alto Tietê. Desde sua primeira edição, em 2023, o festival se estrutura como um espaço seguro, diverso e fértil para mulheres artistas, educadoras, musicistas, comunicadoras, terapeutas e ativistas.
“Além de mulheres produtoras e ávidas consumidoras de arte e cultura, queremos contribuir, junto com a população, para um Brasil mais igualitário e menos violento para nós e para nossas filhas, sobrinhas, afilhadas e netas, tendo nossa cidade como foco”, afirma Tuane.
Realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a programação de 2025 reúne mais de 10 atividades gratuitas ao longo de 12 dias. Entre elas, estão previstas oficinas artísticas, apresentações de dança e teatro, shows musicais e rodas de conversa – sempre com protagonismo feminino e foco em ações que inspiram, acolhem e transformam.
Para acompanhar a programação completa e mais informações, basta acessar o perfil oficial do festival no Instagram: @festival_sementeia.
O Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” está localizado na Rua Benjamin Constant, 682, no Centro de Suzano.