
Em sessão ordinária nesta terça-feira, 5, no retorno do recesso, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 95/2025, que expressa “Votos de Aplausos e Congratulações” ao Dia da Cultura Nordestina, celebrado em dois de agosto. A homenagem é de autoria do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL).
A propositura reconhece a expressiva contribuição da cultura nordestina para a identidade, a economia e o desenvolvimento social do município.
O reconhecimento busca valorizar a presença marcante da cultura nordestina na culinária, na música, em festas populares e em outras manifestações culturais.
De acordo com o texto do Requerimento, a migração nordestina para Mogi das Cruzes, que se intensificou a partir da década de 1950, contribuiu significativamente para a construção do Município. “Os nordestinos trouxeram o que não se pode pedir: coragem, ritmo e um jeito único de amar a vida mesmo quando ela parece dura como chão de terra rachada. É uma alegria muito grande poder parabenizar todos os nordestinos que vivem aqui. São pessoas de uma cultura muito rica, do baião de dois, na gastronomia, até o forró, na culinária, passando pela música, pelo artesanato e por tantas outras heranças”, afirma o autor da homenagem.
A propositura ressalta ainda que a cultura nordestina está enraizada nos bairros de Mogi das Cruzes, presente nos comércios, na literatura, na fé e na culinária.
Vereadores reivindicam o asfaltamento da Estrada do Beija Flor
Os vereadores aprovaram, também, moção que busca sensibilizar parlamentares e o Governo do Estado de São Paulo para a urgência do asfaltamento da Estrada do Beija Flor, via rural de grande importância para o município. O pedido é de autoria do vereador Pedro Komura (União).
A moção será enviada aos deputados Marcos Damasio (PL) e André do Prado (PL), este último presidente da ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo), e também ao deputado federal Marcio Alvino (PL).
A Estrada do Beija Flor é utilizada diariamente por agricultores, moradores, transporte escolar e veículos de serviços, além de caminhões e ônibus. As condições precárias da estrada, no entanto, comprometem a segurança dos usuários, dificultam o escoamento da produção agrícola e afetam a qualidade de vida dos moradores.
“A pavimentação da referida estrada é uma demanda antiga da comunidade rural. O tema é frequentemente levantado por associações de moradores, produtores rurais e lideranças locais. A aprovação da Moção de Apelo representa um passo importante para sensibilizar as autoridades e buscar soluções para a melhoria da infraestrutura rural em Mogi das Cruzes”, argumenta Komura.