
Por Maria Salas
O Mogi Basquete sub-17 entra em quadra nesta sexta-feira (25), às 17h30, contra o Jacareí Basketball, para disputar a semifinal da Copa Sul-Americana de Basquete, um dos mais importantes torneios de base do continente. A competição está sendo realizada em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, e reúne 86 equipes de categorias sub-12 a sub-21, vindas de várias regiões do Brasil e de países como Chile, Argentina, Paraguai e Estados Unidos.
A equipe mogiana é um dos grandes destaques do torneio. Invicta, com seis jogos e seis vitórias, sob o comando técnico de Thiago Fernandes Padin, está tendo um ótimo desempenho e com grandes chances de chegar à decisão que será realizada neste sábado (26). Eles venceram os seguites times, segundo o técnico Thiago: Iate Clube Pajussara, de Maceió; Olympico Club, de Minas Gerais; Cerrado Basquete, de Brasília; São Vicente Atlético Clube, da cidade de São Vicente, na baixada santista; Itaipu Basquete Clube, do Rio de Janeiro; e K Esportes,também do Rio de Janeiro.
Com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, cujo secretário é Fred Abib, o projeto de base é um exemplo de como o investimento no esporte pode gerar resultados expressivos. O secretário-adjunto de Esportes, Guilherme Filipin, ex-atleta da modalidade, acompanha de perto a campanha da equipe e ressalta a importância do torneio para o desenvolvimento dos jovens atletas. “A Copa Sul-Americana acontece tradicionalmente no mês de julho e está em sua 20ª edição, consolidando-se como uma das maiores vitrines do basquete de base da América Latina. Pela primeira vez realizada em Santa Rita do Sapucaí (cidade reconhecida por seu polo tecnológico) – até então ela vinha sendo feita em Novo Hamburgo (RS) -, a competição movimenta não só os ginásios INATEL e Municipal, como também a cidade neste mês de férias.”, destaca o ex-ala.
No total, são 1,4 mil jovens atletas, com idades entre 12 e 21 anos, participando das partidas, que reúnem desde equipes tradicionais brasileiras de regiões como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, até times internacionais, como a seleção universitária da New South Athletic Conference (NSAC), dos Estados Unidos, que compete na categoria sub-21.
Em 2023, o Mogi Basquete foi vice-campeão na categoria Sub-16. Agora, em 2025, a equipe retorna mais madura e determinada a conquistar o topo do pódio. Com apenas dois jogos separando o time do título, o sonho da conquista inédita está mais vivo do que nunca.














