
Por Maria Salas
O que você faz com seus eletrônicos velhos ou quebrados? Sabia que muitos desses materiais podem ser reciclados ou reaproveitados? Em Mogi das Cruzes, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais A(APAE) está com um projeto bem interessante. Trata-se do “Eletro Solidário APAE”, uma iniciativa que alia responsabilidade ambiental e apoio social. Lançado em dezembro de 2023, o projeto é fruto de uma parceria com a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAEs) e a empresa FOX Economia Circular Ltda, especializada na gestão de resíduos eletroeletrônicos.
O objetivo da campanha é múltiplo, conforme explica a coordenadora administrativa da APAE de Mogi, Olímpia Marques de Carvalho: “A proposta é promover a destinação correta de equipamentos eletroeletrônicos pós-consumo, gerar conscientização ambiental, incentivar o descarte consciente, e ao mesmo tempo, arrecadar recursos para a manutenção dos serviços oferecidos pela APAE. A ação tem impacto social e ambiental, o que beneficia tanto a instituição quanto o meio ambiente.”.
A lista de equipamentos aceitos é ampla e inclui desde eletrodomésticos grandes, como geladeiras e micro-ondas, até eletrônicos de pequeno porte, como computadores, televisores, liquidificadores e celulares, ou como diz Olímpia: “Tudo o que liga na energia elétrica.”. Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e embalagens de papel, alumínio, isopor ou plástico, no entanto, não são aceitos.
“A empresa FOX realiza coletas mensais na sede da APAE e encaminha os materiais arrecadados para uma empresa recicladora especializada, onde os componentes são separados e recebem a destinação correta, de forma segura e ambientalmente responsável”, ressalta Olímpia.
Retorno financeiro para a APAE
Para cada tonelada de resíduos eletroeletrônicos domésticos coletada, a empresa parceira repassa um valor financeiro à APAE, que reverte esses recursos diretamente para a manutenção de seus atendimentos.
Atualmente, a APAE de Mogi das Cruzes atende 627 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associada à deficiência intelectual. A coordenadora administrativa da entidade comenta que a campanha tem o poder de mobilizar a comunidade e gerar benefícios reais: “Todos ganham: as pessoas, por ajudarem; o meio ambiente, a ser preservado; e a APAE, que conseguirá dar continuidade ao atendimento de centenas de famílias.”.
As doações podem ser feitas diretamente na sede da APAE de Mogi das Cruzes, todos os dias da semana, inclusive feriados, das 7h às 19h. Para quem não puder levar o material até o local, há a possibilidade de solicitar a retirada por meio do telefone (11) 4728-4999, conforme disponibilidade da equipe.

















