terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Mario Berti pede que Prefeitura reveja licitação de limpeza pública envolvendo Demax

Uma licitação para a contratação de serviços de limpeza nos prédios municipais de Mogi das Cruzes se tornou alvo de questionamentos técnicos e jurídicos por parte do jornalista Mario Berti Filho, que protocolou uma representação junto à Secretaria de Gestão e Contratações Públicas no último dia 18 de julho. Ele alega que a participação da empresa Demax, neste processo licitatório, estaria comprometida porque a representante da referida empresa no certame, que ocuparia o cargo de diretora administrativa, seria Marilu Felipe dos Santos Beranger, ex-secretária de Educação no governo do ex-prefeito Caio Cunha.

Berti alega que, enquanto secretária, Marilu teria beneficiado a Demax em licitação anterior, a qual a empresa venceu. Inclusive, na ocasião, essa licitação foi suspensa pela Justiça. Ela teria assinado termos aditivos, entre eles, de reajuste de R$ 1.843.832,58; acréscimo de volume de serviço para prestação de serviços de limpeza de próprios municipais, incluindo materiais; reajuste de preço e a prorrogação da vigência do contrato de prestação de serviços de limpeza de próprios municipais por várias vezes e um outro acréscimo de volume de serviço para prestação de serviços de limpeza de próprios municipais, incluindo materiais, bem como acréscimo financeiro de 15,41%, equivalente a R$ 4.504.063,20 do valor inicial do contrato.

De acordo com o jornalista, como gestora pública, Marilu teve acesso privilegiado a informações estratégicas e participou de decisões diretamente relacionadas ao contrato. No final do mandato, ela chegou a revogar uma licitação em andamento para o mesmo fim, deixando a realização do certame para a nova gestão. Entretanto, como representante da empresa vencedora, ela se beneficiaria de todo o conhecimento adquirido no cargo — o que fere os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e isonomia entre os licitantes.

Legado da gestão anterior

Segundo Berti, grande parte das cláusulas questionadas e dos vícios apontados no processo têm raízes plantadas na administração anterior, da qual Marilu foi uma das principais figuras. Sua atuação como secretária de Educação, diretamente envolvida na revogação do processo anterior, e seu vínculo posterior com a empresa vencedora da nova licitação, são elementos que colocam sob suspeita a integridade de todo o processo, na visão do jornalista.

A reportagem da Vanguarda procurou ouvir a ex-secretária Marilu. Ligamos para a Demax. Uma atendente falou que ela não trabalha na empresa há um mês. Este espaço está aberto para a manifestação da ex-secretária, caso assim deseje. Já a Prefeitura Municipal respondeu que a denúncia foi recebida na última sexta-feira (dia 18/07) e encaminhada para a Procuradoria Geral do Município para manifestação.

Publicado em: 21 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo