
Neste sábado (31), acontece a 11ª Caminhada Ecológica, a partir das 8 horas. A ação faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes e está inserida dentro do projeto “Divino Verde”. Os devotos se reúnem em frente à Quermesse, na Avenida Cívica, no Mogilar, e seguem em direção ao Parque Airton Nogueira, no bairro do Rodeio. Lá, haverá plantio de mudas nativas da Região e serão realizados sorteios.
Desde 2013, a Festa do Divino de Mogi das Cruzes tem adotado um compromisso crescente com a sustentabilidade. A transformação começou com críticas frequentes de que o evento, um dos mais emblemáticos da cidade, gerava uma quantidade expressiva de resíduos sólidos sem o devido cuidado com o descarte e a reciclagem. Foi nesse contexto que nasceu o projeto Divino Verde, idealizado pelos festeiros e capitães de mastro da época, respectivamente, José Carlos Nunes Junior e Lilian Aparecida Ramos Nunes e João Pedro dos Santos Oliveira e sua esposa Marcia Regina Pauletti Oliveira, e apoiado por autoridades locais, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais da celebração.
A proposta ganhou força com a chegada de apoiadores estratégicos, como o então secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, e o vereador Juliano Abe, especialista em gestão ambiental. Juntos, eles ajudaram a estruturar as primeiras ações voltadas à conscientização sobre resíduos gerados durante a quermesse, o Café da Alvorada e demais eventos religiosos e culturais associados à festa, conforme explica o primeiro tesoureiro da Associação Pró-Festa do Divino, José Carlos Nunes Júnior, hoje coordenador do Divino Verde. “No início, as ações eram modestas — focadas principalmente na educação ambiental de quem montava barracas e frequentava os espaços festivos. Mas a iniciativa não parou por aí. Em 2014, a festa passou a promover caminhadas ecológicas com plantio de árvores, com o apoio do Instituto Embu, parceiro fundamental desde os primeiros passos do projeto. O instituto colabora até hoje com compostagem de resíduos orgânicos e produção de mudas para reflorestamento urbano. A virada de chave veio em 2016, com a entrada de Patrícia Cesar na Secretaria do Verde (hoje Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal), na época, o que trouxe ainda mais engajamento da comunidade religiosa”, comenta Júnior.
Desde então, o projeto expandiu suas ações, promovendo a coleta seletiva, separação de resíduos sólidos e úmidos, oficinas educativas e plantios coletivos em áreas públicas.
Neste ano, o tema da Festa do Divino está diretamente alinhado com as questões ecológicas, em consonância com os discursos do Papa Francisco e a linha pastoral adotada pela CNBB. A coordenação do Divino Verde fez trabalhos com as entidades participantes, incluindo uma reunião preparatória com palestra do diretor municipal do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Moscatelli, que orientou sobre a classificação de resíduos e boas práticas durante o evento.
Entre as novidades de 2025 está a presença de um estande ambiental dentro da quermesse, onde o público poderá aprender sobre reciclagem e descarte correto. Todas as barracas serão orientadas a separar seus resíduos em lixeiras específicas, prática que já está sendo adotada de maneira estruturada com apoio da Associação Pró-Divino. Outra grande novidade é a criação do Selo Divino Verde, uma espécie de certificação ecológica para os participantes da festa. Em fase piloto neste ano, o selo funcionará como um sistema de pontuação. A partir de 2026, a ideia é que apenas barracas que atenderem aos critérios ambientais possam integrar a quermesse. A medida antecipa uma possível regulamentação nacional que exige comprovação de práticas sustentáveis para concessão de alvarás de grandes eventos.
“A gente quer demonstrar que, mesmo sendo uma festa de grande porte, podemos colaborar com o meio ambiente”, afirma Júnior. “O selo será uma forma de valorizar quem faz a sua parte e incentivar os demais a se adaptarem.”, enfatiza.
A programação completa pode ser conferida no site oficial da Festa do Divino (https://festadodivino.org.br/) e nas redes sociais como o Facebook (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes) e o Instagram (@divinomogi).















